PUBLICIDADE

Porto Alegre bate recorde histórico de calor: 42,6°C

6 fev 2014 - 23h13
(atualizado às 23h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Term&ocirc;metro de rua marca 42&ordm;C na capital ga&uacute;cha</p>
Termômetro de rua marca 42ºC na capital gaúcha
Foto: Itamar Aguiar / Futura Press

A cidade de Porto Alegre registrou nesta quinta-feira uma temperatura histórica. De acordo com o Sistema Metroclima da prefeitura, a capital gaúcha anotou 42,6°C às 17h40 na estação meteorológica localizada na avenida Sertório, na zona norte da cidade.

Confira a previsão do tempo na sua cidade
Saiba como se calcula a sensação térmica

O novo recorde é consequência da histórica onda de calor que está atingindo a cidade e que desde ontem entrou na sua fase mais intensa. No bairro Menino Deus a máxima foi de 41°C, e na Lomba do Pinheiro, 40,7°C. O calor ainda pode se acentuar nesta sexta-feira,

No sábado, aumenta a possibilidade de chuva de verão, mas será na próxima semana, sob ar muito quente e úmido, que podem ocorrer frequentes pancadas de chuva de fim de tarde e começo de noite, localmente fortes e até com risco de vendaval e granizo.  

A bolha de ar extremamente quente está sobre o Sul do Brasil, proporcionado calor extremo e em níveis históricos. No Rio Grande do Sul, a sua atuação se dá mais para o centro e o norte do Estado, o que inclui a área de Porto Alegre. As frentes frias não conseguem avançar por um padrão de bloqueio atmosférico e o calor persiste por muitos dias seguidos, tornando esta semana a mais quente até hoje documentada na cidade.

De acordo com Climatempo, os últimos recordes de temperatura foram registrados nos dias 17 de fevereiro de 1929 (40,4°C) e 1° de janeiro de 1943 (40,7°C). 

A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Luciano Bergamaschi / Especial para Terra A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade