3 eventos ao vivo

Porto Alegre anuncia hospital público de animais para 2013

4 set 2012
09h08
  • separator
  • comentários

A prefeitura de Porto Alegre (RS) anunciou na segunda-feira a construção do primeiro hospital público para animais de estimação do Estado. As obras estão previstas para iniciarem até o final do ano e durar dez meses. O Hospital Municipal Veterinário Vitória deve começar a funcionar em 2013. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias em vulnerabilidade social, com renda até três salários mínimos.

O hospital será construído pela iniciativa privada em terreno do município na rua Comendador Tibiriçá, no bairro Jardim Botânico, com área de 1,1 mil m². O serviço oferecido pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), incluirá procedimentos de média e alta complexidade, para animais vítimas de maus tratos e atropelamentos.

A iniciativa tem como parcerias a empresa Novavicenza Negócios e Participações, o Sindicato dos Médicos Veterinários e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado.

Infraestrutura
De acordo com o arquiteto Rodrigo Souza, responsável pelo projeto, o hospital terá quatro salas para cirurgia, duas áreas de preparação e UTI, além das estruturas de triagem, quarentena e canil com capacidade para 120 animais em recuperação. A presidente do Sindicato, Maria Angelica Zollin, que apoiou o desenvolvimento da proposta, avaliou o novo serviço como "um marco para a saúde e o bem-estar animal".

Em São Paulo, a Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Aclinvepa) criou instituição para atender casos de baixa complexidade. A prefeitura daquela cidade repassa uma verba mensal para atender 70 casos por dia, incluindo consultas, retornos, internações, exames e cirurgias.

A Seda já realizava algumas ações pontuais na cidade
A Seda já realizava algumas ações pontuais na cidade
Foto: Guerreiro/PMPA / Divulgação
Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade