PUBLICIDADE

Cidades

Por crise hídrica, empresa adota reciclagem de água em SP

Entre as medidas estão o uso de equipamentos mais econômicos e a ampliação da captação da água de chuva

28 jan 2015 - 16h39
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A insegurança provocada pela falta de água e a crise hídrica que acomete São Paulo fez com que uma empresa que opera na capital acelerasse a implementação de uma politica para o reaproveitamento da água em sua fábrica, tentando evitar que o racionamento se transforme em perda de produtividade.

Há dois anos, a BCF Plásticos adota algumas medidas para economia de água e criou um sistema próprio de reúso que possibilita a independência no processo fabril. A companhia trocou todas as suas torneiras e válvulas por equipamentos mais econômicos e ampliou a captação da água de chuva, investindo em nova plataforma com mais sete caixas de água.

“Nosso objetivo é tornar a empresa autossuficiente e imune a qualquer tipo de crise que possa surgir, ao mesmo tempo em que otimizamos gastos e ajudamos o meio ambiente”, explica Marco Antonio Capozzielli, diretor administrativo da BCF.

SP: mesmo com chuva, dimensão da seca ainda é vista de cima:

Capozzielli explica, também, que as máquinas da planta fabril já possuem um sistema de reutilização de água no processo de fabricação e basicamente a água reposta é somente aquela que é evaporada. “Atualmente temos quatro circuitos de água distintos, dois completamente fechados com temperatura entre 6 a 10ºC e índice de reposição baixíssimo, pois não existe evaporação; um semiaberto com pouca reposição e um aberto compartilhado de torres de refrigeração no qual depositamos a maior parte de nossa atenção".

Outra medida adotada pela empresa foi a de controlar eletronicamente caixas e bombas, o que permite a compensação automática do gasto, além do controle diário da quantidade e qualidade da água, que sinaliza qualquer alteração de rotina. 

Está passando por problemas com a água em sua cidade? Mande relatos, fotos e vídeos para nós pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui, ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade