PUBLICIDADE

Por conta da chuva, 60 escolas ficaram sem aula no RJ nesta segunda

6 mai 2013 - 19h12
(atualizado às 19h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Temporal que atingiu o Rio de Janeiro no início da manhã provocou alagamentos e complicou o trânsito
Temporal que atingiu o Rio de Janeiro no início da manhã provocou alagamentos e complicou o trânsito
Foto: Luiz Gomes / Futura Press

O temporal que atingiu o município do Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira deixou vários pontos da cidade sem luz, e 53 escolas fechadas e outras nove com funcionamento parcial, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação. A secretaria afirmou que ainda não há estimativa de quantos alunos foram afetados. 

Devido às chuvas, sete unidades da rede estadual também tiveram que suspender as aulas nesta segunda-feira. A Secretaria de Estado de Educação afirmou que providências foram tomadas para normalizar a situação e que os conteúdos perdidos serão repostos para que não haja prejuízo aos estudantes. A volta das aulas nas escolas afetadas depende da análise dos diretores de cada unidade e das condições nos locais.

As rajadas de vento, que atingiram 93 quilômetros por hora, provocaram transtornos no trânsito, mau funcionamento de sinais, interdições nas vias públicas e a morte de um motorista de van devido à queda de uma árvore.

Chuva causou problemas em distribuição de energia e semáforos

Em nota, a Light, concessionária responsável pela distribuição de energia no Rio, disse que normalizou o fornecimento de luz em alguns trechos dos bairros de Campo Grande, Bangu, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Gávea, Laranjeiras, Botafogo, Tijuca, Méier, Pavuna, Irajá, Guadalupe, Olaria e Penha.

A energia foi restabelecida ainda em trechos de bairros dos municípios de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Queimados e Duque de Caxias.

Segundo a concessionária, houve aumento no número de equipes de emergência fazendo serviços nos bairros com ocorrências. "Técnicos continuam trabalhando de forma ininterrupta nessas localidades para restabelecer totalmente a energia o mais rápido possível. Para restabelecer o fornecimento, é necessário um trabalho complexo de isolamento da área afetada, retirada de objetos sobre a fiação e reconstituição da rede elétrica", afirmou, em nota, a empresa.

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, 84 semáforos apresentaram problema ao longo desta segunda-feira em diversos pontos da cidade. Nesses pontos, agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do Rio de Janeiro orientaram os motoristas. 

Às 14h05 a cidade voltou ao estado de vigilância, depois de entrar em estado de atenção por colta das 6h, por conta das chuvas. Até às 19h20 o estado ainda era de vigilância. 

Chuva atrapalhou voos nos aeroportos da cidade

Ainda segundo o Centro de Operações carioca, o aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim e o Santos Dumont operavam por instrumentos para pousos e decolagens até as 18h.

Até as 17h de hoje, dos 97 voos domésticos previstos para o Galeão, 28 atrasaram e cinco foram cancelados. No Santos Dumont, entre os 109 voos domésticos previstos, 30 atrasaram e 15 foram cancelados. Dos 20 voos internacionais, dois atrasaram e quatro foram cancelados.

Também de acordo com o Centro de Operações, a Defesa Civil Municipal registrou 60 ocorrências sem gravidade, entre 10h31 e 17h30 desta segunda-feira. Até as 18h, os níveis das lagoas Rodrigo de Freitas, da Tijuca, de Jacarepaguá e de Marapendi estavam dentro dos padrões considerados normais. Os rios do município e o Canal de Sernambetiba também apresentavamm níveis normais. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade