PUBLICIDADE

Pescadores fazem missa em praia de SC para celebrar safra de tainhas

1 mai 2013 - 13h15
(atualizado às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma missa na areia da praia marcou o Dia do Trabalhador e a abertura da temporada das tainhas na manhã desta quarta-feira em Florianópolis
Uma missa na areia da praia marcou o Dia do Trabalhador e a abertura da temporada das tainhas na manhã desta quarta-feira em Florianópolis
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Uma missa na areia da praia marcou o Dia do Trabalhador e a abertura da temporada das tainhas na manhã desta quarta-feira em Florianópolis. A cerimônia, realizada em um rancho de pescadores na praia do Campeche, já é uma das mais tradicionais da capital catarinense.

Um altar foi montado na entrada do rancho e um barco com redes de pescador recebeu várias imagens sacras para a missa. Mesmo com o tempo bastante nublado, os fiéis se amontoaram na areia da praia para assistir a cerimônia. 

Pescadores artesanais da região e a natureza foram abençoados para que 2013 registre uma boa safra de tainha e que os trabalhadores não enfrentem maiores desafios no mar. 

Apesar da tradicional missa que marca o início da safra de tainha, os pescadores da região ainda enfrentam um dilema: o Ministério do Meio Ambiente ainda não autorizou a pesca artesanal, realizada com redes de arrasto e canos a remo. Até o dia 15 de maio, as atividades industriais estariam permitidas, o que preocupa a categoria. 

“A secretaria de Pesca autorizou, mas o Ministério do Meio Ambiente ainda não. Não podemos fazer as coisas fora da lei, mas essa indefinição prejudica quem espera o ano inteiro pela temporada de tainhas”, disse Getúlio Inácio, uma das lideranças locais. 

Os pescadores esperam em 2013 uma safra bem maior do que a registrada no ano passado. Em 2012, foram capturadas 1.500 toneladas do pescado, um dos piores desempenhos nos últimos anos. A melhor safra ocorreu em 2007, quando foram capturadas 6400 toneladas de tainha.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade