PUBLICIDADE

Cidades

Pelo menos 19 cidades de SC e quatro do RS registram neve

Outras 18 tiveram chuva congelada, segundo a Epagri/Ciram

22 jul 2013 - 12h35
(atualizado às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Neve cai em São Joaquim, em Santa Catarina, nesta segunda-feira
Neve cai em São Joaquim, em Santa Catarina, nesta segunda-feira
Foto: Anselmo Nascimento/Mural / Futura Press

Pelo menos 19 cidades registraram neve em Santa Catarina e outras quatro no Rio Grande do Sul até o meio-dia desta segunda-feira de acordo com a Epacri/Ciram. Além de São Joaquim, na serra catarinense, o fenômeno ocorreu no Estado também em Água Doce, Bom Jardim da Serra, Campos Novos, Catanduvas, Chapecó, Coronel Freitas, Erval Velho, Herval do Oeste, Jaborá, Joaçaba, Lages, Painel, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Tangará, Urupema, Xanxerê e Xaxim. 

Saiba como se calcula a sensação térmica

Em 18 municípios catarinenses, segundo o mesmo órgão, houve o registro de chuva congelada: Água Doce, Campos Novos, Canoinhas, Capinzal, Catanduvas, Chapecó, Faxinal dos Guedes, Joaçaba, Macieira, Lacerdópolis, Lebon Régis, Pinheiro Preto, Salto Veloso, São Domingos, São Joaquim, Urupema, Videira e Xanxerê.

No Rio Grande do Sul, há confirmação de neve em São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul e Lagoa Vermelha, de acordo com a meteorologista Lúcia Gularte do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo ela, em Frederico Wetsphalen ocorreu chuva congelante. Há informação também de neve em Erechim e Passo Fundo, mas não foi confirmada. "Houve geada generalizada nas regiões de Cruz Alta, Bagé, Pelotas e Encruzilhada do Sul. Esses dias consecutivos de frio intenso podem trazer muitos prejuízos à agricultura e a última vez que isso foi registrado foi em 2000", informou Lúcia. 

A chance de neve permanece durante todo o dia no Sul do País e também nesta terça-feira. De acordo com a Climatempo, o frio intenso é provocado por uma super onda de frio que começou a invadir o Brasil nesta segunda-feira. Quase todo o Rio Grande do Sul, o centro oeste, sul de Santa Catarina e o sul do Paraná registravam temperatura abaixo de 5°C por volta das 6h da manhã.

Como o frio intenso persiste e a umidade continua alta na maior parte do Sul do Brasil, a previsão da Climatempo indica que isso favorece a queda de neve ao longo do dia em áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e o sul do Paraná.

Possibilidade de neve em Curitiba

Na terça-feira, as condições para a ocorrência de neve persistem sobre parte do Sul do Brasil. Há possibilidade do fenômeno da madrugada de amanhã no leste do Paraná, incluindo áreas da Grande Curitiba.

De acordo com a Climatempo, a última vez que nevou na capital paranaense foi em 1975, uma histórica nevada que cobriu Curitiba com uma grossa camada de neve. Outras áreas no centro-sul do Paraná também poderá registrar o fenômeno. Áreas de planalto e serra de Santa Catarina e a serra do Rio Grande do Sul ainda poderão ter mais neve nesta terça-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade