PUBLICIDADE

Pavilhões da Oktoberfest são atingidos por enchente em SC

10 set 2011 - 18h57
(atualizado às 20h04)
Compartilhar

Os pavilhões onde será realizada a Oktoberfest em Blumenau (SC) no próximo mês foram um dos pontos afetados pela enchente no Vale do Itajaí que afetou quase 1 milhão de pessoas no Estado. Neste sábado, com a melhora do tempo, cerca de 30 voluntários se reuniram para limpar o Parque Vila Germânica, após uma mobilização pelo Facebook. O nível da água chegou a 1,15 m nas dependências do parque e em lojas e restaurantes da região.

Voluntários ajudam na limpeza da Vila Germânica, que receberá o evento no dia 3 de outubro
Voluntários ajudam na limpeza da Vila Germânica, que receberá o evento no dia 3 de outubro
Foto: Rogério Pires / Divulgação

O presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, informou ao Terra que a programação do evento, que acontece entre 6 e 23 de outubro, está mantida. De acordo com ele, os preparativos para a festa estavam acelerados, mas acabaram prejudicados pela enchente. Mette estima que a limpeza durará três dias e, após esse período, os cronograma será retomado.

"Vamos ter que trabalhar mais agora para compensar esse ligeiro atraso de quatro ou cinco dias, e algumas despesas que não estavam previstas, como a pintura. Vamos ter que pintar os pavilhões novamente, vamos ter que reconstruir algumas casas que já estavam prontas, alguns pontos de venda de alimentação que já estavam prontos, que pegaram muita água e, portanto, ficaram danificados. Mas nada que não se consiga resolver", afirmou.

Mette disse não acreditar que o movimento seja afetado pela enchente. Ele afirmou que a procura pela festa foi maior que o esperado na edição após a tragédia de 2008 na região. "O pessoal sabe que Blumenau tem a capacidade de reconstrução, sabe como nos comportamos diante da enchente. Não é a primeira vez, já tivemos outras situaçães e ninguém desiste de ir à festa por causa disso."

Em Blumenau, o rio Itajaí-Açu chegou a 10,19 m acima do nível normal nesta tarde, após passar dos 12 m na sexta-feira. O nível é maior que o registrado em novembro de 2008, quando 24 pessoas morreram na cidade vítimas de deslizamentos de terra causados pela chuva. A previsão para as 22h é que o rio diminua para 9,5 m.

Na região, mais de 150 mil pessoas estão desalojadas (foram para a casa de amigos ou familiares) e outras 13 mil estão desabrigadas em 91 municípios. Mais de 80 cidades notificaram desastre, 37 decretaram emergência e seis, situação de calamidade até o início da noite deste sábado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade