PUBLICIDADE

Parada Gay espera reunir três milhões em São Paulo

25 jun 2011 - 16h06
(atualizado às 16h19)
Compartilhar

Um dos cartões postais de São Paulo, a avenida Paulista, na região central da cidade, espera reunir três milhões de pessoas neste domingo durante a 15ª Parada do Orgulho Gay, considerada a maior do mundo. O evento terá ações integradas de limpeza, segurança e trânsito.

Edifício Conjunto Nacional, na avenida Paulista, já expõe a bandeira do Orgulho Gay
Edifício Conjunto Nacional, na avenida Paulista, já expõe a bandeira do Orgulho Gay
Foto: Léo Pinheiro / Terra

A concentração está marcada para as 12h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). A caminhada seguirá pela rua da Consolação até a praça Roosevelt, em um percurso de aproximadamente 3,5 km. Sob o tema Amai-vos uns aos outros: chega de homofobia!, dezesseis trios elétricos prometem animar o público. O evento comemora os 10 anos da lei estadual 10.948/01 que criminaliza a homofobia.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a operação para o evento terá a participação de 13 gestores e 143 operadores de trânsito. Mil quatrocentos e noventa cavaletes, 15 supercones, 60 cones, 83 faixas de orientação, 50 rolos de fita zebrada e 400 m de gradis serão utilizados para alertar os motoristas.

O trânsito na região será monitorado pela Companhia entre 21h deste sábado até 3h de segunda-feira. As interdições começam às 10h e as vias devem ser liberadas gradativamente, conforme a passagem dos trios.

Segundo a prefeitura, os serviços de varrição e limpeza, que contará com mais de mil funcionários, já foram iniciados neste sábado. Além da instalação de contêineres e 1.200 lixeiras, três cooperativas de coleta seletiva irão trabalhar durante a Parada. Fiscais da prefeitura e 580 guardas civis metropolitanos ajudarão na fiscalização do comércio irregular.

Cento e setenta e quatro viaturas da Guarda Municipal estarão posicionadas em diversos trechos do percurso. Já a Polícia Militar aumentará o efetivo de 800 para 1,5 mil homens para garantir a segurança no evento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade