PUBLICIDADE

Cidades

Pane em subestação causa apagão em Manaus e outras 2 cidades do AM

13 jul 2013 - 17h26
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A atuação de proteções elétricas em uma subestação no bairro de Coroado, em Manaus (AM), provocou um apagão na capital e em outras duas cidades amazonenses na noite de sexta-feira. Segundo a concessionária Eletrobras Amazonas Energia, o problema teve início às 22h28 e perdurou até por volta de 1h deste sábado.

O primeiro efeito das proteções elétricas da subestação foi o desligamento do circuito 2 da linha de transmissão Balbina-Manaus, às 22h28. Quatro minutos depois, parte da subestação e da linha de transmissão Lechuga-Manaus também foram desligadas.

"Essas ocorrências provocaram instabilidade e o desligamento das usinas geradoras e, consequentemente, o desligamento das cidades de Manaus, Iranduba e Manacapuru (as duas últimas conectadas ao Sistema Elétrico de Manaus)", informou a concessionária em nota. O município de Presidente Figueiredo, apesar de também estar integrado ao sistema da capital, não foi afetado pelo apagão. A Usina Hidrelétrica de Balbina, que está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), também permaneceu operando normalmente.

A energia começou a ser restabelecida às 23h17, após avaliação dos operadores e técnicos da concessionária. Por volta de 0h40, praticamente toda a energia da capital havia sido restabelecida. "A 1h03 teve início o restabelecimento do município de  Iranduba e a 01h04, também o município de Manacapuru", diz o texto.

A Eletrobras Amazonas Energia informa que, pelo fato de Manaus estar operando, em caráter experimental, conectada ao Sistema Interligado Nacional, o Operador Nacional do Sistema (ONS) deverá convocar, nos próximos dias, todos os agentes, geradores de energia, operadores das linhas de transmissão  e especialistas, para uma reunião específica que tratará da elaboração de um relatório conclusivo sobre o desligamento de sexta-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade