PUBLICIDADE

Pane em reator no PR deixa cidades de 10 Estados sem energia

2 set 2011 - 19h40
(atualizado às 22h55)
Compartilhar

Um curto-circuito no reator da linha de transmissão de 765kV, que liga Foz do Iguaçu a Ivaiporã, comprometeu, nesta sexta-feira, o fornecimento de 5,7 mil megawatts para o território brasileiro e obrigou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a fazer um "corte seletivo e planejado" que afetou as regiões Sul e Sudeste, além de Mato Grosso, Acre e Rondônia, em um total de 10 Estados. Segundo a Itaipu Binacional, não houve qualquer problema na geração de energia da hidrelétrica, o que foi reiterado pela Furnas Centrais Elétricas.

A Furnas informou ter solicitado ao ONS, em caráter de urgência, o desligamento do Circuito 3 da linha de transmissão, após ter confirmado a existência de gás no interior do reator do circuito. Segundo a estatal, não houve tempo hábil de o ONS executar a manobra e, 25 minutos depois, ocorreu a explosão da bucha do reator, desligando o circuito.

De acordo com o ONS, o problema motivou o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), cuja aplicação foi determinada pelas próprias distribuidores em seus respectivos Estados. A compensação pela perda de carga, assim, não teria sido sentida por grandes cidades, tampouco comprometeu uma unidade federativa inteira. Um blecaute maior teria sido evitado com os cortes planejados, calculados em cerca de 3 mil megawatts, que equilibraram a relação entre carga e consumo até que o problema fosse resolvido.

A assessoria do ONS informou ao Terra que os cortes duraram menos de meia hora - a falha teria ocorrido às 16h43, enquanto o sistema foi restabelecido às 17h11. As unidades geradoras do setor de 60Hz da Usina de Itaipu não apresentaram nenhum defeito durante a perturbação, permanecendo disponíveis, sendo que o setor de 50Hz e o Sistema Interligado Paraguaio não foram afetados pela perturbação, de acordo com a Itaipu Binacional.

Na noite de 10 de novembro de 2009, um apagão atingiu pelo menos 18 Estados brasileiros. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. De acordo com o ONS, cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane naquela ocasião. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade