PUBLICIDADE

Paes: situação melhora no RJ, mas é preciso evitar deslocamentos

7 abr 2010 - 05h57
(atualizado em 8/4/2010 às 11h13)
Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se reuniu no final da madrugada desta quarta-feira com secretários para avaliar a situação do Rio de Janeiro após as chuvas que devastaram a cidade e mataram pelo menos 98 pessoas, e que começaram na segunda-feira. Paes, que recomendou na terça que o carioca não saísse de casa, afirmou que a situação nesta quarta é melhor, mas avisou que os moradores da área litorânea do Rio ainda correm riscos. O prefeito lembro que ainda existe o alto risco de deslizamento de encostas, o que leva o sistema Alerta Rio a decretar alerta máximo em toda a cidade.

De acordo com nota enviada pela prefeitura do Rio, há muita dificuldade de tráfego na área litorânea, especialmente na Barra da Tijuca e Zona Sul, devido às vias interrompidas. Para os moradores da Zona Sul, as vias dos bairros de Jardim Botânico e Botafogo são alternativas à Lagoa Rodrigo de Freitas, que continua com restrições.

Para os moradores de áreas de risco, a recomendação é para que deixem o local imediatamente, buscando abrigo em locais indicados pela Secretaria de Assistência Social e Subprefeituras, como as Vilas Olímpicas.

A Prefeitura decretou feriado escolar em todas as unidades do município, recomendando que as particulares sigam a mesma orientação. Obras emergenciais para minimizar os transtornos já estão sendo feitas desde ontem. Ainda hoje o prefeito se reúne com representantes do governo federal para pleitear recursos para obras de contenção de encostas, drenagem de rios e reassentamentos.

Trânsito

A Companhia de Engenharia do Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) informou nesta quarta quais são as vias interditadas:

Grota Funda, nos dois sentidos

Grajaú-Jacarepaguá - nos dois sentidos

Borges de Medeiros - nos dois sentidos

Epitácio Pessoa - sentido Rebouças liberada, sentido Ipanema com 2 faixas interditadas.

Niemeyer - nos dois sentidos interditada

Grota Funda - nos dois sentidos

Alto da Boa Vista

De acordo com a CET, os caminhos alternativos são: os carros que saem do Túnel Rebouças em direção à Gávea devem utilizar o Jardim Botânico. Aqueles que saem do Túnel acústico em direção ao Rebouças, devem utilizar a Av. Epitácio Pessoa. De acordo com a CET, 750 agentes de trânsito da companhia e da Guarda Municipal estão operando o trânsito na cidade. Doze painéis fixos e 8 móveis estão orientando os motoristas sobre as condições das vias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade