PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Organizadas se infiltram em protesto e brigam em frente à Arena da Baixada

21 jun 2013 - 22h52
(atualizado em 22/6/2013 às 00h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A partir das 18h desta sexta-feira, mais um manifesto foi iniciado na capital paranaense, na praça Rui Barbosa. De acordo com a Polícia Militar, 15 mil manifestantes marcharam por vários locais e, em certo momento, acabaram se separando.

Perto das 20h, uma parte acabou se direcionando para o Estádio Arena da Baixada para protestar contra os gastos públicos em relação à Copa do Mundo de 2014. Entretanto, a reportagem apurou que a ideia era outra.

Além dos manifestantes “naturais”, integrantes da organizada Império Alviverde estavam entre os principais líderes desse grupo. Esses torcedores se reuniram por volta das 17h30, na região do Alto da Glória, e seguiram para o protesto normalmente.

Passado cerca de duas horas, juntaram com uma parcela dos manifestantes para andar até estádio do rival, tendo o objetivo de vandalizar o local. Integrantes da torcida os Fanáticos, do Atlético-PR, sabendo do acontecido, aguardavam em frente ao local com pedras e paus.

<p>Protesto era conduzido de forma pacífica, mas a violência tomou conta quando torcidas rivais se infiltraram</p>
Protesto era conduzido de forma pacífica, mas a violência tomou conta quando torcidas rivais se infiltraram
Foto: Joka Madruga / Futura Press

O confronto era inevitável e nenhuma viatura acompanhava o trajeto. O grupo de manifestantes, com muitos cobertos por máscaras, acabou iniciando a briga logo que encontrou a torcida do Atlético-PR em frente à praça. Pedras, morteiros, paus e bombas foram utilizados pelos dois lados.

Inúmeros manifestantes acabaram se escondendo em prédios, casas e comércios na redondeza, enquanto brigas começavam e paravam na rua por diversas vezes. A Polícia Militar chegou ao local somente 50 minutos depois do início do confronto e controlou a situação. Ainda não foi divulgado os feridos e presos na operação.

Em contato com o Terra, a organizada do Coritiba afirmou que "a diretoria da Império Alviverde não se fez presente nos atos e também não convocou integrantes para tal tipo de manifestação. Informamos que repudiamos a violência se praticada por algum integrante da torcida na noite desta sexta-feira".

Violência em Curitiba

No Palácio Iguaçu houve tentativa de invasão e novo confronto com a polícia. Os manifestantes dispararam rojões e bombas contra as forças de segurança, que protegiam o portão do local. Quando os policiais reagiram, a multidão recuou pela Avenida Cândida de Abreu.

Nesse trajeto, manifestantes quebraram estações-tubo, destruíram vidraças da prefeitura e do fórum cível, saquearam uma farmácia e quebraram o vidro de um restaurante. Depois, pegaram as mesas e cadeiras do restaurante e fizeram uma fogueira na rua.

A cavalaria da Polícia Militar foi chamada. Por volta das 23h15 conseguiram conter o tumulto, que terminou com 30 detidos e três policiais feridos. Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao protesto, que ocorreu sob chuva. Não há informações sobre o número de manifestantes feridos.

<p>Protestos tomaram conta do Brasil nos últimos dias</p>
Protestos tomaram conta do Brasil nos últimos dias
Foto: Joka Madruga / Futura Press
&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade