PUBLICIDADE

ONG usa boto gigante no DF em ato contra pesca ilegal

2 set 2014 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários
Animal inflável foi colocado em frente ao Congresso Nacional
Animal inflável foi colocado em frente ao Congresso Nacional
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Uma campanha da Associação dos Amigos do Peixe-boi  (Ampa) contra as pescas ilegais levou até Brasília, nesta terça-feira, um boto inflável que foi colocado em frente ao Congresso Nacional. A ação faz parte da campanha Alerta Vermelho, que tenta conscientizar a população da espécie de botos na Amazônia. Segundo a Ong, há registros de caçadores, especializados em Botos, que matam mais de 20 animais, por expedição, para serem comercializados com ribeirinhos.

Os animais são mortos para servirem de isca na pesca de um bagre carniceiro, localmente conhecido por Piracatinga ou Urubú-d’água; mas, são vendidos com o nome falso de douradinha, no Brasil provavelmente na Colômbia; enganando os consumidores.

O Boto-vermelho ou Boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é o maior golfinho de água doce do Planeta, pode viver até 50 anos, mas as taxas reprodutivas baixas, o longo período de cuidado parental, aliada a ameaça sem trégua dos caçadores/pescadores ilegais, têm fragilizado a espécie.

Estima-se que mais de 2.500 Botos serão mortos em um ano, em algumas regiões da Amazônia, e a espécie poderá desaparecer em um futuro muito próximo, segundo a Ampa. Um decreto proíbe a pesca da Picaratinga a partir de janeiro do ano que vem, como forma de diminuição das mortes do boto. Uma petição, porém, pede a proibição imediata da atividade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade