PUBLICIDADE

Obra da Transnordestina desaba e mata dois operários no PI

18 dez 2010 - 17h09
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Yala Sena
Direto de Teresina

Dois operários morreram e cerca de dez ficaram feridos no desabamento de uma estrutura metálica na obra da ferrovia Transnordestina no município de Paulistana, interior do Piauí. O acidente ocorreu por volta das 11h deste sábado quando os trabalhadores faziam a concretagem da ponte sobre o rio Canindé.

O prefeito de Paulistana, Luis Coelho, garantiu que as vítimas foram socorridas a tempo e atribuiu o desabamento a um acidente de trabalho. No trecho da ferrovia em Paulistana, a construtora responsável é a Odebrecht.

"Os operários estavam fazendo o preenchimento de concreto e os ferros despencaram de uma altura de 40 m", informou o prefeito. Ele destacou ainda que a prefeitura disponibilizou ambulâncias para o socorro às vítimas.

No acidente, o operador de bomba, Cícero João da Rocha, 44 anos, morreu na hora soterrado. O hospital da cidade registrou o atendimento de dez operários em estado grave e leve, devido ao acidente. Um dos trabalhadores que teve perfurações no tórax e abdômen foi transferido para o hospital Regional de Picos, devido à gravidade do ferimento.

A equipe do Terra tentou falar com engenheiros e técnicos da Odebrecht, mas não houve retorno.

As obras da ferrovia Transnordestina em Paulistana tiveram início há um ano e meio e mais 1,5 mil operários trabalham na cidade. Uma das principais obras do PAC, a Transnordestina terá 527 km de trilhos e é orçada em R$ 5,4 bilhões. Ela liga o Porto de Suape, no Recife (PE), ao Porto de Pecém, na região Metropolitana de Fortaleza (CE), cruzando praticamente todo o território dos Estados de Pernambuco, Ceará e Piauí.

Hoje, o governo do Estado divulgou nota lamentando o acidente e a execução da a obra é de responsabilidade do governo federal. Veja a nota na íntegra:

Em relação ao acidente que ocorreu na manhã deste sábado (18), na obra da construção da ponte que faz parte do conjunto de obras da Ferrovia Transnordestina, o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) esclarecem que.

O acidente não foi provocado devido à estrutura da obra ou do material utilizado na mesma. O que houve foi que, no momento em que a viga estava sendo concretada, a mesma escorregou e atingiu dois funcionários que estavam trabalhando na hora do acidente.

A execução, fiscalização e gerenciamento da obra da Ferrovia Transnordestina é de responsabilidade do Governo Federal. A Setrans fica responsável pela negociação e desapropriação de terras para a construção da Transnordestina.

O Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Transportes se solidarizam com as famílias dos colaboradores envolvidos no acidente e se colocam à disposição das mesmas para prestar quaisquer esclarecimentos sobre os procedimentos a serem tomados.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade