PUBLICIDADE

Cidades

Novo projeto fará "raio X" de ciclistas de São Paulo

29 ago 2014 - 19h40
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) lança na segunda-feira, 1, o Projeto Pedal, que visa conhecer os ciclistas de São Paulo  para gerar dados científicos. Essas informações serão usadas para subsidiar políticas públicas em saúde e mobilidade urbana, baseadas no ciclismo.

Além disso, poderão ser feitos estudos sobre os efeitos da poluição nos ciclistas e para promover a atividade como meio de transporte sustentável.

O coordenador do projeto, o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, já realizou pesquisas sobre os efeitos da poluição no sistema cardiovascular como precursor de doenças do pulmão, do coração e de outros órgãos, como o cérebro. Em seus estudos, ele analisou esses efeitos em funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) que atuam nas Marginais e em taxistas.

Quem se interessar, pode cadastrar os dados no site do Programa Pedal. A partir dessas informações, a equipe construirá o perfil dos ciclistas em São Paulo: quem são, em que situações utilizam a bicicleta, hábitos de vida, registro de acidentes de que já foram vítimas no trânsito etc.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade