PUBLICIDADE

Nova falha em trem da CPTM paralisa linha por 1 hora em SP

14 mar 2012 - 23h27
(atualizado em 15/3/2012 às 08h37)
Compartilhar

Após falhas tanto em linhas do Metrô como nas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) prejudicarem cerca de 195 mil passageiros na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, por volta das 20h um trem da CPTM teve problemas no sistema de tração, mantendo o tráfego na linha 9-Esmeralda paralisada por quase uma hora, além de afetar a linha 8-Diamante.

Falha da CPTM paralisa trem na estação Jaguaré, zona oeste de São Paulo
Falha da CPTM paralisa trem na estação Jaguaré, zona oeste de São Paulo
Foto: Rafael Arruda / vc repórter

Os passageiros chegaram a descer dos vagões, ocupando a linha na altura da estação Presidente Altino e atrasando a normalização do tráfego, que se consumou por volta das 20h55.

Nesta manhã, interrupções momentâneas e circulação mais lenta das composições causaram superlotação dentro e fora das estações, com vários transtornos para quem tentava embarcar. De acordo com o Metrô, uma pane no sistema pneumático de um trem na estação Pedro II, na Linha 3-Vermelha, fez com que as composições circulassem com velocidade reduzida até as 7h21, prejudicando 100 mil pessoas que dependem do transporte.

Em razão do problema, por medida de segurança e para evitar acúmulo de usuários nas plataformas, o Metrô implantou estratégia de contenção de fluxo de embarque nas estações nesse trecho, que tem uma demanda diária de 1,4 milhão de pessoas. Por volta das 7h30, os usuários do metrô se depararam com outro problema, dessa vez na Linha 1-Azul. Segundo nota divulgada pela empresa, uma falha de tração em um trem entre as estações Vila Mariana e Santa Cruz, fez com que as demais composições circulassem com velocidade reduzida. O trem com defeito foi esvaziado na estação Santa Cruz e retirado de circulação. Nesse eixo, onde são transportadas, diariamente, cerca de 1,5 milhão de pessoas, o Metrô calcula que cerca de 65 mil usuários tenham sido prejudicados.

Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Rafael Arruda, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade