PUBLICIDADE

No dia mais quente do ano, SP entra em atenção por 2 vezes

1 fev 2012 - 16h18
(atualizado às 20h33)
Compartilhar

No dia mais quente do ano, os moradores de São Paulo sofreram com pancadas de chuva forte que provocaram alagamentos e deixaram, por duas vezes, parte da cidade em estado de atenção na tarde desta quarta-feira. Devido ao temporal, às 18h40 o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura (CGE) decretou estado de atenção no Centro, na Marginal Tietê e nas zonas leste e norte da cidade. Segundo a Climatempo, a temperatura alcançou 31°C no Mirante de Santana, na zona norte. O recorde anterior de calor de 2012 era 30,9°C, registrado em 25 de janeiro.

Pedestres e clientes de bar se protegem da chuva sob marquise de estabelecimento na avenida Vitor Mazine, zona sul de São Paulo
Pedestres e clientes de bar se protegem da chuva sob marquise de estabelecimento na avenida Vitor Mazine, zona sul de São Paulo
Foto: Luiz Cláudio Barbosa / Futura Press

O CGE já havia decretado estado de atenção na marginal Pinheiros e na zona sul às 15h55, mas a situação se normalizou às 17h. As chuvas perderam força após as 20h e, de acordo com imagens de radar, restava apenas precipitação fraca na maioria dos bairros das zonas norte, leste, sudeste e região central. Na Grande São Paulo, a chuva persistia de maneira moderada em São Bernardo do Campo e em parte de Guarulhos e Mairiporã. Às 20h15, toda a capital já havia voltado ao estado de observação.

A chuva provocou oito pontos de alagamento na cidade, sendo que apenas um seguia intransitável às 20h25 - na altura do número 25 do parque do Anhangabaú, sentido Santana/Aeroporto. No horário, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), tanto o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, quanto de Cumbica, em Guarulhos, operavam normalmente.

Segundo o CGE, a tendência é de que as chuvas se desloquem rapidamente para outros bairros, variando de intensidade. Nos próximos dias, predominam as condições típicas de verão, com muito sol, calor e pancadas de chuva no fim das tardes. Na quinta-feira, a chuva poderá ser mais forte e vir acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento em algumas áreas da capital e da Grande São Paulo. As temperaturas devem oscilar entre 18ºC e 31ºC.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade