PUBLICIDADE

Nível do Sistema Cantareira cai para 9,2% neste domingo

Manancial se aproxima do volume crítico atingido em 15 de maio, véspera da entrada em operação de utilização da reserva técnica

14 set 2014 - 16h00
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mesmo utilizando reserva técnica, Sistema Cantareira se aproxima de volume crítico atingido em maio deste ano</p>
Mesmo utilizando reserva técnica, Sistema Cantareira se aproxima de volume crítico atingido em maio deste ano
Foto: Reuters

O nível do Sistema Cantareira, principal manancial da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e que abastece 374 cidades, incluindo parte da capital paulista, municípios da Grande São Paulo e outros do interior, caiu para 9,2% neste domingo. Na quarta-feira, o manancial operava com 9,8% de sua capacidade.

Até este domingo, o acumulado de chuva atingiu 30,1 milímetros (mm), percentual baixo comparado à média histórica do mês de setembro, de 90,1 mm.

Com essa marca, a reserva hídrica se aproxima do volume crítico que havia no dia 15 de maio (8,2%), véspera da entrada em operação da atual utilização da reserva técnica. Naquele período, foram acrescidos 182,5 bilhões de água, elevando o nível em 18,5% e com volume total disponível de 982,07 bilhões de litros.

Segundo a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, no entanto, o abastecimento está garantido até março de 2015. Além disso, a expectativa é que até o final do mês chova regularmente e não haja necessidade de se recorrer à segunda cota da chamada reserva técnica ou volume morto. Essa solução só será utilizada em último caso, segundo o governo paulista. Além disso, gradativamente será reduzida a dependência do Sistema Cantareira para outros mananciais.

Como medida preventiva, a Sabesp solicitou a retirada de 106 bilhões de litros de água da segunda reserva técnica do Sistema Cantareira. A obra já foi autorizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), porém, não há previsão para o início das obras. 

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade