PUBLICIDADE

Cidades

Neve volta a cair em SC e aulas são canceladas na serra

2 ago 2011 - 20h18
(atualizado às 20h54)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A neve voltou a cair em municípios de Santa Catarina na noite desta terça-feira. Devido ao frio, o Estado cancelou as aulas até o dia 4 de agosto em todas as escolas da rede pública nas cidades de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.

Mesmo misturada à garoa, a neve fez a alegria de dezenas de pessoas que aguardavam na principal praça de São Joaquim por volta das 19h. A temperatura na localidade, de acordo com o Climaterra, era de 0,6ºC, enquanto que a sensação térmica chagava aos -13°C.

A neve havia sido registrada pela manhã por cerca de três minutos em seis municípios: Lages, Urupema, Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Água Doce. De acordo com o Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), há condições de nevar entre esta terça e quarta-feira em toda a região serrana de Santa Catarina. O ciclone que atua no oceano, ao leste do Rio Grande do Sul, lança umidade à região, o que favorece a ocorrência do fenômeno.

"Na serra gaúcha e em pontos isolados do meio oeste catarinense também pode ser registrado o fenômeno, porém a chance é bem menor", afirmaram os meteorologistas Marcelo Martins e Gilsânia Cruz, em nota.

Ventos de quase 100 km/h

Os ventos na costa do litoral chegaram a quase 100 km/h. O ciclone extratropical que permanece no oceano pode causar ressaca nas próximas horas na região sul de Florianópolis.

O alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado, que pediu que as embarcações não saiam ao mar pelas próximas 48 horas. A preocupação das autoridades com a ressaca se deve ao fato que de as rajadas ainda podem atingir os 100 km/h.

No início da noite, o mar na região da praia da Armação do Pântano do Sul, na capital, demonstrava bastante agitação. Em alguns pontos, a água passava sobre o muro de pedras construído em 2010 para conter o avanço das ondas.

Os prejuízos são apurados. Em um relatório preliminar divulgado no inicio da noite pela Defesa Civil, seis cidades haviam registrados danos devido aos ventos intensos. Pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas e cerca de 60 casas destelhadas apenas na cidade de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis.

Uma fábrica de vidro teve o telhado e parte de vigas de concreto arrancados pela força do vento em São José. Cerca de 15 funcionários estavam no local no momento do acidente e um deles sofreu ferimentos leves no braço.

Família se diverte com neve em São Joaquim por volta das 10h
Família se diverte com neve em São Joaquim por volta das 10h
Foto: São Joaquim Online / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade