PUBLICIDADE

Neblina fecha aeroportos de Porto Alegre, Rio, Campinas e Grande Curitiba

3 mai 2013 - 07h13
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Capital do RS amanheceu com densa neblina e aeroporto foi fechado para pousos
Capital do RS amanheceu com densa neblina e aeroporto foi fechado para pousos
Foto: Itamar Aguiar / Futura Press

A densa neblina que atinge regiões diferentes do Brasil nesta sexta-feira obrigou o fechamento de pelo menos quatro aeroportos no início da manhã: o Salgado Filho (Porto Alegre), o Viracopos (Campinas), o Santos Dumont (Rio de Janeiro) e o Afonso Pena (São José dos Pinhais-PR). A interrupção provocou uma reação em cadeia no País. Até as 10h, dos 802 voos previstos, 106 (13,2%) haviam sido cancelados. Outros 144 (18%) registravam atraso. 

Na capital gaúcha, o Aeroporto Internacional Salgado Filho foi fechado totalmente para pousos e decolagens às 4h. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as decolagens foram retomadas às 6h44, com o auxílio de instrumentos. Já as operações de pouso só recomeçaram às 10h30. Segundo a Infraero, até as 10h45, das 28 chegadas programadas, nove foram canceladas e oito estavam com atraso. Das 42 partidas previstas, 10 haviam sido canceladas e 26 registravam atraso devido ao fechamento. 

<p>No Rio de Janeiro, a manh&atilde; tamb&eacute;m foi de neblina, o que atrapalhou o tr&aacute;fego a&eacute;reo</p>
No Rio de Janeiro, a manhã também foi de neblina, o que atrapalhou o tráfego aéreo
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Por pouco mais de duas horas, o Aeroporto Santos Dumont ficou fechado para pousos e alguns voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). As operações de decolagens ocorriam com o auxílio de instrumentos. O funcionamento foi normalizado às 8h08. Até as 9h, a Infraero informou que dos 34 voos previstos, oito haviam sido cancelados e nove registravam atraso.  

Em Campinas, o Aeroporto Internacional de Viracopos ficou fechado para pousos e decolagens das 5h até 8h29. De acordo com a Infraero, até as 9h, dos 34 voos previstos, 11 haviam sido cancelados e 14 registravam atraso.  

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, ficou fechado para pousos por mais de nove horas. No início da manhã, as operações de decolagens também foram suspensas. O aeroporto só foi reaberto às 9h15. Das 28 operações previstas até as 9h, quatro registravam atraso e 13 haviam sido canceladas, segundo a Infraero. 

Colaborou com esta notícia o internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade