PUBLICIDADE

Municípios decretam estado de emergência e calamidade em SC

9 jun 2014 - 11h22
(atualizado às 14h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chuvas atingem o município de Jaraguá do Sul e inunda ruas e imóveis da cidade</p>
Chuvas atingem o município de Jaraguá do Sul e inunda ruas e imóveis da cidade
Foto: Fernando de Almeida Cavalcanti / vc repórter

Os temporais que atingiram Santa Catarina no fim de semana deixaram mais de 16 mil pessoas desalojadas e 670 desabrigadas. Vinte e sete cidades foram afetadas, segundo o último boletim de hoje (9) da Defesa Civil Estadual. A região norte do estado é a mais prejudicada pelas chuvas. Os municípios de Rio Negrinho e Guaramirim decretaram situação de calamidade pública devido ao alagamento. Jaraguá do Sul, Major Vieira, Vitor Meireles, Rio das Antas, Presidente Getúlio, Corupá, Rio dos Cedros, Monte Castelo, Santa Teresinha e Timbó decretaram situação de emergência. Apenas a cidade de Guaramirim tem 15 mil desalojados e 120 desabrigados.

Alguns municípios informaram a situação de emergência, mas não foram contabilizados pois o estado ainda não foi considerado oficial. Segundo o governo estadual, por causa dos alagamentos as escolas estão sendo usadas como abrigos. As aulas nas escolas públicas estaduais foram canceladas nas cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Schroeder, Guaramirim, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Timbó, Rodeio e Rio dos Cedros.

As chuvas causaram bloqueios na BR-116, na altura do quilômetro (km) 2, em Mafra, nos dois sentidos, por causa de água na pista. No km 20, em Itaiópolis, a rodovia está completamente alagada. No km 74, em Monte Castelo, a água invadiu a estrada e está com 90 centímetros de altura. A BR-280 está interditada entre Corupá e São Bento do Sul devido ao alagamento da rodovia.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, a semana será de tempo estável com sol e queda na temperatura no estado. A segunda-feira começou com a passagem de uma massa de ar frio e seco a Santa Catarina, com predomínio de sol e poucas nuvens. A tendência é de que o tempo permaneça firme até sexta-feira (13).

Colaboraram com esta notícia os leitores Fernando de Almeida Cavalcanti, de Jaraguá do Sul (SC), e André Felipe Packer, de Rio Negrinho (SC), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade