2 eventos ao vivo

Município catarinense registra neve por 20 minutos nesta 5ª

15 jul 2010
13h35
atualizado às 13h37
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Santa Catarina registrou a ocorrência de neve pela primeira vez neste inverno. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira em Luzerna, município localizado a 400 km a oeste de Florianópolis.

De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram), a neve ocorreu numa localidade rural do município, com fraca intensidade, por cerca de vinte minutos. Houve acúmulo na superfície principalmente pelo tempo de duração do fenômeno.

Os meteorologistas do Ciram reforçaram que as condições para mais registros de neve persistem pelos próximos dias. Pelo menos até a madrugada do próximo domingo, podem ocorrer nevascas na região serrana, onde neva pelo menos uma vez ao ano, e em áreas altas das regiões sul, norte, meio-oeste e oeste.

"Poderemos ter registro de neve em regiões onde há muito tempo não ocorria", afirma o meteorologista Marcelo Martins. O ano de 2000, segundo ele, foi o mais frio dos últimos dez anos. "De lá pra cá, todos os anos tivemos neve no Estado, mas somente em São Joaquim o fenômeno foi registrado em todos esses anos", disse.

Homem usa touca e cachecol para encarar o frio em Florianópolis
Homem usa touca e cachecol para encarar o frio em Florianópolis
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
publicidade