PUBLICIDADE

Morador de AL: isso não pode ter sido causado só pela chuva

24 jun 2010 - 17h50
(atualizado às 20h02)
Compartilhar

Moradores de Branquinha (AL), uma das cidades mais atingidas pela chuva no Nordeste, ficaram impressionados nesta quinta-feira com a quantidade de lama, escombros e objetos nas ruas, arrastados pelas águas do rio Mundaú. "Isso não pode ter sido provocado só pela chuva", disse o voluntário Silas Ribeiro, que aponta como causa da tragédia em Branquinha o suposto rompimento de uma barragem construída ilegalmente em Pernambuco.

Moradores caminham entre destroços de casas após a enchente em Rio Largo (AL)
Moradores caminham entre destroços de casas após a enchente em Rio Largo (AL)
Foto: AP

Em Santana do Mundaú, as pessoas andam pelas ruas com máscaras, devido ao mau cheiro que sai da rede de águas e esgoto que ficou exposta na superfície. "Nunca vi nada igual. A água chegou a cobrir toda a minha casa e agora chega aos joelhos", disse Antônio Silva, que vive em Santana há 30 anos e ainda não consegue acreditar no que aconteceu.

As chuvas destruíram casas, estradas e pontes dois Estados. A Defesa Civil confirmou, até o momento, 17 mortes, 26.797 desabrigados (pessoas que necessitam de abrigo público) e 53.518 desalojados (que estão na casa de amigos ou familiares), em Pernambuco. Em Alagoas, 29 pessoas morreram, 26,7 mil estão desabrigadas e 47,7 mil, desalojadas.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou alguns municípios prejudicados e anunciou que vai multiplicar por cinco as ajudas concedidas à região, até chegarem a R$ 550 milhões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade