PUBLICIDADE

MG: Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais

24 dez 2011 - 13h16
(atualizado às 13h27)
Compartilhar

Já bastante castigados pelas chuvas dos últimos dois meses, os moradores de Minas Gerais devem se precaver contra a ocorrência de temporais neste fim de semana. Segundo a Defesa Civil Estadual, a elevação das temperaturas registradas nos últimos dias favorece a ocorrência de chuvas fortes a partir deste sábado, véspera de Natal, especialmente nos municípios do sul e oeste do estado. A temperatura máxima para hoje chega aos 36ºC.

Além disso, uma frente fria deve atingir parte da região sudeste do país ainda neste fim de semana, provocando temporais localizados no Estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas regiões sul e oeste do estado e no Triângulo Mineiro pode, inclusive, haver queda de granizo até a meia-noite de hoje.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, 82 municípios foram afetados pelas chuvas que atingem o Estado desde outubro. Ao todo, 26 cidades mineiras decretaram situação de emergência. As duas últimas, Braúnas, na região do Rio Doce, e Pará de Minas, na região central do Estado, devido a enchentes e enxurradas causadas pelas chuvas dos últimos dias.

A Defesa Civil calcula que, até o momento, 61.731 mil pessoas foram afetadas em todo o Estado. Além de dois mortos, as chuvas deixaram 27 pessoas feridas. Os óbitos ocorreram nas cidades de Reduto e Governador Valadares. Ao menos 7.240 mil pessoas estão desalojadas e 256, desabrigadas. Mais de 1,8 mil casas foram danificadas e 66 ficaram destruídas.

A orientação da Defesa Civil é a de que todas as pessoas estejam atentas a qualquer sinal de perigo, como deslizamento de terra, mesmo que em pequena quantidade; à queda de árvores; trincas ou rachaduras em paredes; ao rebaixamento de pisos e ao volume excessivo de água em terrenos sem cobertura vegetal. A atenção precisa ser redobrada à noite.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade