PUBLICIDADE

MG: chega a 15 nº de cidades em emergência por causa da chuva

MG: chega a 15 nº de cidades em emergência por causa da chuva

17 dez 2011 - 10h38
(atualizado às 14h21)
Compartilhar

Balanço da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado neste sábado, aponta que 15 municípios decretaram situação de emergência após as fortes chuvas que castigam o Estado desde terça-feira. No total, 56 cidades registraram danos provocados pelas inundações e pelo menos 459 pessoas continuam desalojadas.

A última cidade a decretar situação de emergência foi Mariana, a cerca de 110 km de Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil, o nível do rio Ribeirão do Carmo, que corta o município, subiu aproximadamente 6 m, atingindo várias residências e provocando deslizamentos de encostas. Somente na cidade, 200 pessoas estavam desalojadas até esta manhã, e cerca de 50 casas foram comprometidas.

A chuva ainda não deu trégua, e a previsão dos meteorologistas é a de que os temporais continuem pelo menos até domingo. Na capital, Belo Horizonte, já choveu na primeira metade de dezembro 373 mm superando os 320 mm esperados para o mês todo. Esse índice corresponde a 15% acima da média histórica para o período.

A Defesa Civil confirmou na sexta-feira a segunda morte relacionada à chuva. O corpo de Poliane Alves de Oliveira, 27 anos, foi encontrado na terça-feira, a cerca de 30 km do local de seu desaparecimento, em Governador Valadares. Ela foi arrastada pela água do Rio Doce no dia 19 de novembro. A outra vítima fatal é o motociclista Admardo Pereira, 43 anos, atingido por uma árvore na cidade de Reduto, em 28 de outubro.

Em todo o Estado um total de 21.480 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Além das duas mortes houve quatro feridos. A Defesa Civil informou ainda que 1.409 casas ficaram destruídas parcialmente e 38 totalmente. Oito pontes ficaram danificadas e seis caíram.

Moradores e policial observam uma cratera que se formou devido à cheia do ribeirão Camarão, em Florestal
Moradores e policial observam uma cratera que se formou devido à cheia do ribeirão Camarão, em Florestal
Foto: Alex de Jesus/O Tempo / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade