PUBLICIDADE

MG: 9 ficam feridos em desabamento de 3 casas após chuvas

2 jan 2012 - 11h55
(atualizado às 14h40)
Compartilhar
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

Nove pessoas ficaram feridas no desabamento de três casas na manhã desta segunda-feira em Santa Luzia e Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o muro de uma empresa e um barranco caíram sobre uma residência, que também desabou. Uma mulher e a filha dela de 5 anos foram socorridas com ferimentos leves ao pronto-socorro do Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova, região norte da capital.

No bairro Bandeirantes, em Contagem, duas casas desabaram e os escombros soterraram sete pessoas que estavam no local. As vítimas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Os bombeiros registraram ainda a queda de uma árvore de grande porte sobre um carro na avenida Raja Gabaglia, região oeste de Belo Horizonte. A avenida foi parcialmente interditada e não houve feridos.

Mais chuva

O ano de 2012 continua tal como terminou 2011, com muita chuva em todo o Estado de Minas Gerais. Em Itabirito, a 70 km de Belo Horizonte, o rio que corta o município transbordou e deixou a região central e pelo menos dois bairros debaixo d'água. Em alguns locais, só é possível transitar de barco, segundo os Bombeiros. De acordo com a Climatempo, só no período entre as 9h de domingo e 9h desta segunda-feira, a região da Grande Belo Horizonte e a zona da mata mineira receberam mais de 80 mm de chuva. Neste período, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 156 mm em Muriaé e 102 mm em Ouro Branco.

Na capital mineira, a região da Pampulha acumulou mais 89 mm de chuva. Em São José del Rei choveu 83 mm em 24 horas, e 81 mm em Barbacena e Sacramento. Na região de Maria da Fé, no sul mineiro, choveu 63 mm. Conforme a Climatempo, todos estes volumes de chuva são, tecnicamente, bastante elevados. Muita água caiu sobre terrenos que já estavam encharcados, devido ao excesso de chuva que vem sendo observado desde outubro, e o risco de deslizamentos de terra é extremamente alto.

Rios e córregos também continuam sujeitos a transbordamentos, porque em muitos casos o nível de segurança já foi ultrapassado com a chuvas volumosas de outubro a dezembro. De acordo com o Inmet, a região central da capital recebeu aproximadamente 720 mm de chuva durante o mês de dezembro de 2011, sendo que a média normal é de 319 mm.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade