PUBLICIDADE

Metroviários do Distrito Federal retomam greve nesta segunda

14 abr 2014 - 11h04
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Os metroviários do Distrito Federal retomaram a greve nesta segunda-feira. De acordo com o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindimetrô-DF), há preocupação em manter os 30% do serviço em funcionamento. No início da manhã, a categoria marcou um ato com concentração na estação Águas Claras. 

Na última sexta-feira, houve uma audiência para tentar a conciliação entre a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) e o Sindmetrô-DF e por fim à greve. O encontro ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. "Infelizmente as partes não conseguiram chegar a um acordo, mesmo estando dispostas a prosseguir na negociação direta", destacou o presidente do TRT-10, desembargador André Damasceno, que ainda acredita ser possível às partes chegarem a um concesso antes da decisão judicial.

Os metroviários do Distrito Federal estão em greve desde o dia 4 de abril. A categoria pede a correção de distorções salariais do plano de carreira, redução de jornada de oito para seis horas e reajuste salarial de 10% para todos os empregados. Outra demanda dos trabalhadores é a implantação do plano de previdência, que, segundo o Sindimetrô-DF, foi discutido no último acordo coletivo, mas não foi implantado. 

De acordo com nota publicada no site, a Companhia do Metropolitano afirma que "está buscando entendimento para avançar nas negociações com a direção do Sindmetrô-DF". O Metrô-DF disse ainda seguir aberto à negociação com a categoria no objetivo de garantir o serviço para atendimento aos seus usuários. "A retomada da greve não contribuirá no processo de negociação pois, além de ser uma afronta ao TRT-10ª e ao Ministério Público do Trabalho, que são interlocutores oficiais da negociação em curso, também é um descaso com à população que depende deste serviço fundamental. O GDF/Metrô-DF reafirma que atuará junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região para assegurar o serviço de transporte do metrô à população do Distrito Federal", completou o comunicado. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade