PUBLICIDADE

Metrô Rio terá funcionamento especial no Carnaval

Trens circularão, sem interrupção, das 05h de sexta-feira até 23h de terça-feira, com linhas fazendo trajeto direto entre a Pavuna, na zona norte, e General Osório, na zona sul, sem transferência

27 fev 2014 - 07h26
Compartilhar
Exibir comentários

Com a expectativa de receber cerca de 1 milhão de turistas para a festa mais popular do Brasil, o Rio de Janeiro armou um esquema de funcionamento especial de transporte público para o Carnaval 2014 tendo em vista a passagem dos blocos de rua pela cidade e também os desfiles das escolas de samba na Sambódromo.

Com as diversas interdições nas vias, principalmente do centro, o Metrô Rio se torna a melhor opção de deslocamento pela capital fluminense. A exemplo do que ocorre todos os anos, o serviço funcionará de forma ininterrupta a partir das 5h da próxima sexta-feira até 23h de terça-feira, sendo que as estações Central do Brasil e Praça Onze ficam abertas até 1h da Quarta-Feira de Cinzas.

Além disso, o folião poderá percorrer o percurso direto entre a estação Pavuna, na zona norte, até a General Osório, na zona sul, sem a necessidade de transferência entre as linhas vermelha e verde (1 e 2). A operação especial se repete ainda entre 5h de sábado e 23h de domingo para o Desfile das Campeãs.

Outra mudança importante diz respeito aos blocos de rua, que vão interferir no funcionamento específico de duas estações. Para a passagem do Cordão da Bola Preta, tradicional e centenário bloco do Rio, a estação Cinelândia do metrô permanecerá fechada ao longo de todo o sábado de Carnaval.

As opções serão as estações da Carioca (a 400 metros da Cinelândia) e Uruguaiana (distante 1,2 quilômetro). Na Carioca, o Metrô Rio montará um esquema de vendas de cartões unitários na parte externa da estação a fim de agilizar o fluxo de passageiros. O mesmo esquema volta a funcionar no dia 9 de março para a passagem do Monobloco pelo mesmo circuito.

Já em Ipanema, para as passagens do Simpatia Quase Amor e Banda de Ipanema, a estação General Osório funcionará em esquema distinto entre o sábado e terça-feira. O acesso pela rua dos Jangadeiros, praça General Osório e rua Teixeira de Melo servirá apenas para desembarque de passageiros. O embarque será realizado única e exclusivamente pela rua Sá Ferreira, já em Copacabana.

Estações fechadas

Ainda dentro deste novo esquema de funcionamento do Metrô Rio para o Carnaval, de acordo com a experiência adquirida pela concessionária ao longo dos anos, algumas estações ficarão fechadas por terem pouco acesso de passageiros e podendo ser compensadas por outras mais próximas. São elas: Presidente Vargas, Catete, e Maracanã, que estarão impedidas de receber passageiros entre 0h e 5h de sábado e fecharão às 0h de domingo.

O funcionamento destas estações será restabelecido às 5h da Quarta-Feira de Cinzas. Por questões de segurança, o Metrô Rio informou ainda que as bilheterias das seguintes estações estarão fechadas: São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari / Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva.

Por fim, a concessionária alerta os passageiros para que adquiram os cartões pré-pagos a fim de agilizar o fluxo nas estações, e que serão aceitos, normalmente, os cartões unitários, vale transporte, bilhete único estadual e os cartões de integração. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade