PUBLICIDADE

Massa de ar polar faz nevar em pelo menos 85 cidades do Sul

Neve entre segunda e terça-feira ocorreu em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

23 jul 2013 - 14h54
(atualizado em 25/7/2013 às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 85 cidades da região Sul do País registraram neve entre a segunda e a terça-feira. O fenômeno foi causado por uma intensa massar de ar polar que ingressou no Brasil e pela combinação de baixas temperaturas e alta umidade. Em outros locais, ocorreu chuva congelada, quando as gotas congelam "no caminho" entre a nuvem e a superfície e derretem rapidamente ao chegar no chão.

Saiba como se calcula a sensação térmica

Em Santa Catarina, a Epagri/Ciram confirmou neve em 68 municípios. O frio intenso no Estado ainda proporcionou um belo espetáculo para os moradores da capital na manhã de hoje. Florianópolis não registrou o fenômeno, mas o morro do Cambirela, localizado em Palhoça, na região metropolitana, amanheceu coberto de neve. 

De acordo com as informações da Epagri/Ciram, não nevava no Cambirela há 29 anos: o último registro era de julho de 1984. A temperatura mais baixa nesta terça-feira em Santa Catarina foi de -7,7ºC às 7h, mas a sensação térmica no mesmo horário era de -32ºC, segundo o órgão. O registro foi feito no morro da Igreja, na serra catarinense.

O frio também foi intenso no Paraná e fez nevar em Curitiba, o que não ocorria desde julho de 1975. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência de pequenos flocos de neve em alguns bairros da capital e de chuva congelada em quase toda a cidade. Pelo menos 11 cidades registraram neve no Estado.  

Outros seis municípios gaúchos também tiveram neve entre hoje e ontem. Perto do meio-dia, a capital registrava 8ºC mas, por causa do forte vento, a sensação térmica era de -1ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Quarta-feira

A previsão é que o frio diminua de intensidade no Rio Grande do Sul a partir de amanhã, mas deve ocorrer geada em boa parte do Estado. Segundo a Epagri/Ciram, com o avanço da massa de ar polar por Santa Catarina, as temperaturas nesta quarta-feira estarão entre -10°C e -8°C nas áreas altas do planalto sul. No litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 3°C. No entanto, os moradores do planalto sul catarinense podem enfrentar sensação térmica de -33°C. Na capital, pode chegar a -16°C. Da mesma forma no Paraná o frio se manterá intenso. 

"Em São Paulo, o frio também aumenta", explicou a meteorologista da Climatempo, Aline Tochio. Segundo ela, em Mato Grosso do Sul o frio também deve dar uma trégua a partir desta quarta-feira. As temperaturas baixas atingiram até Mato Grosso, onde em Cuiabá os termômetros marcaram 10ºC, e no sul de Rondônia, onde Vilhena registrou 12ºC. 

Confira a seguir as cidades que tiveram confirmada a ocorrência de neve:

Santa Catarina 

Água Doce

Angelina

Alfredo Wagner

Bom Jardim da Serra

Caçador

Campos Novos

Canoinhas

Catanduvas

Chapecó

Coronel Freitas

Curitibanos

Dr. Pedrinho

Erval Velho

Fraiburgo

Herval do Oeste

Itaiópolis

Itapiranga

Iporã do Oeste

Jaborá

Joaçaba

Lages

Lebon Régis

Major Vieira

Morro Azul (Timbó)

Painel

Pinhalzinho

Pinheiro Preto

Otacílio Costa

Rancho Queimado

Rio do Campo

São Miguel d'Oeste

São Joaquim

Tangará

Timbó Grande

Urubici

Urupema

Vidal Ramos

Xanxerê

Xaxim

Ascurra

Aurora

Bom Retiro

Botuverá

Dona Emma

Irani

Guabiruba

Ibirama

Imbuia

Leoberto Leal

Luis Alves

Lontras

Mafra

Mirim Doce

Morro do Cachorro (Blumenau)

Morro do Cambirela (Palhoça)

Nova Trento

Pouso Redondo

Presidente Getúlio

Presidente Nereu 

Rio do Sul

Rodeio

Santo Amaro do Imperatriz

São Bento do Sul

São Bonifácio

Timbé do Sul

Três Barras

Vitor Meireles

Rio Grande do Sul

Cambará do Sul

Lagoa Vermelha

São José dos Ausentes

Bom Jesus

Encruzilhada do Sul

Caçapava do Sul

Paraná

Curitiba

São José dos Pinhais

Araucária

Guarapuava

Pato Branco

Palmas

União da Vitória

Campo Largo

Lapa

Fazenda Rio Grande

Campo Magro

Colaboraram com esta notícia os internautas Eclair Moraes, de Otacílio Costa (SC), Cleiton Humenhuka, de Papanduva (SC), Roberto Cassaniga, Jardel Oliveira, Cesar Antonio Tesseroli e Hildebrando Boni, de Palmas (PR), Gabi Morinaga, de Canoinhas (SC), Anderson Höfelmann, Marco Antonio, Cristopher Jones Grava, Sissa Panoch, Fernanda Luiza Bona e Lari Hammermeisterde Benedito Novo (SC), Patrícia Amaral, José Junior, Jean Carlos Gilli, Rosana Micheluzzi e Natanael De Amorim, de Blumenau (SC), Cristyan Andrey Pierdoná, de Lebon Régis (SC), Felipe Petranski, Eugênio Petranhski, Regina Harmatiuka , Cleyson F., João Daniel de Paula, Fernando Petranhski e Jean Carlo de Freitas, de Guarapuava (PR), Jorge Dr. Pedrinho e Eduardo Krüge, de Timbó (SC), Guilherme Cipriani, de Presidente Getúlio (SC), Flavio Luiz, de Florianópolis (SC), Ivan Ricardo Schneider, de Santa Rosa (RS), Ana Paula Cardoso, de Itapema (SC), Luiz Augusto Zonta,Thiago Lamp Paganini e Taciani Noir, de Fraiburgo (SC), Ernani Mendes Silva, Cássio Lachman, Paulo Ricardo Simioni, Felipe Matyniak e Fábio Muniz, de Curitiba (PR), Marlon Bueno e João Rodrigo Saraiva, de Santa Cecília (SC), Sara Janice Schwarz, de Indaial (SC), Alessandra, de Biguaçu (SC), Sandro Caetano, de Turvo (SC), Aline Beatriz, Vanessa Debatin e Sidnei Dematé, de Guabiruba (SC), Paulo Carelli, de Jaraguá do Sul (SC), Maycon Antonio da Silva e Jesiel Macelai, de Palhoça (SC), Lidiane Goudinho, de Lauro Müller (SC), Joao Dalmolini, de Botuverá (SC), Jaqueline Junglos Maiberg, de Witmarsum (SC), Luana Naiara Tottene, de Vítor Meireles (SC), Luciano Santos, de União da Vitória (PR), Pedro Machado, de Cornélio Procópio (PR), Silas Gomes, de Itapeva (SP), Maicon Faccioni e Ricardo Gonçalves, de Caçador (SC), Sigfrid Hornburg, de Pomerode (SC), Alan Cristiano Zimmermann, de Águas Mornas (SC), Edson André Lenzi, de Rio dos Cedros (SC), Amanda Mora, de Rodeio (SC), André Goulart, de Criciúma, (SC)Victor Hoffmann, de Campo Largo (PR), Rui Braun, de São Cristóvão do Sul (SC)Rodrigo Posanski, de Ponte Alta do Norte (SC), Carla Regina, de Mafra (SC), Fred e Nelson Cardoso Homem, de São José dos Ausentes (RS), Ciro Salla e Aurio Gislon, de Rio do Sul (SC), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade