PUBLICIDADE

Massa de ar frio faz cair temperatura no centro-sul do País

1 jun 2010 - 05h17
(atualizado às 10h11)
Compartilhar

A previsão é de muito frio no centro-sul do País nesta terça-feira. A massa de ar frio e seco avança pelo Sul e provoca uma baixa acentuada da temperatura e a mistura de baixa temperatura com elevada umidade do ar favorece a queda de neve na Serra Gaúcha e promete agitar os mares do Sul e Sudeste com ondas chegando a 3 m. A frente fria sobre o Espírito Santo, que mantém a instabilidadetambém no Rio de Janeiro e em algumas áreas de Minas Gerais, avança para a Bahia ao longo do dia trazendo muitas nuvens para a região e podendo causar chuvas no sul do Estado. No leste de São Paulo a umidade que vem do mar também traz chuva. O frio no interior do Sul pode causar geadas. A cidade de General Carneiro, no sul do Paraná chegou a marcar 0,6° nesta madrugada. As regiões das serras catarinense e gaúcha chegaram a marcar 1,5°.

Pessoas sairam de casa bem agasalhadas para enfrentar o frio na cidade gaúcha de Santana do Livramento
Pessoas sairam de casa bem agasalhadas para enfrentar o frio na cidade gaúcha de Santana do Livramento
Foto: Daniel Badra / Especial para Terra

Veja como vai ser o tempo na sua Região nesta terça-feira:

Centro-Oeste

Áreas de instabilidade deixam o céu com muitas nuvens e provocam chuva a qualquer hora no leste de Goiás e no Distrito Federal. O ar mais seco e frio ganha força e predomina sobre as demais áreas do Centro-Oeste. O sol aparece, a temperatura diminui e não chove.

Norte

O ar mais seco ganha força e o sol aparece e não chove na maior parte de Tocantins, no sul do Pará, do Amazonas, em Rondônia e no Acre. Ocorrem algumas aberturas de sol entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia nas demais áreas do Norte.

Nordeste

O ar seco predomina e não chove no oeste baiano e no sul do Piauí e do Maranhão. No sul da Bahia, uma frente fria provoca chuva ao longo do dia. Em Sergipe, em Alagoas, no centro-leste de Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, o sol aparece e chove apenas de forma rápida e isolada. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece em alguns períodos e chove de forma isolada ao longo do dia.

Sudeste

As áreas de instabilidade espalham muitas nuvens e provocam chuva ao longo do dia no leste e no litoral paulista, no Rio de janeiro, no Espírito Santo, no oeste de Minas, na Zona da Mata Mineira e nos Vales do Rio Doce e Jequitinhonha. Nas demais áreas de São Paulo e no sul e no Triângulo de Minas, o ar seco ganha força e deixa o tempo firme e com predomínio de sol. Não há condições de chuva nestas áreas. O mar fica agitado na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Sul

Faz frio nos três Estados. No leste paranaense, o céu fica nublado e chove a qualquer hora. No litoral e no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o sol aparece entre muitas nuvens e não há condições de chuva. O mar fica agitado e há condições de ressaca. Nas demais áreas, não chove e a temperatura fica baixa, com isso há condições para formação de geada nas primeiras horas da manhã.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade