PUBLICIDADE

Marcada data da implosão de viaduto que caiu em BH

5 set 2014 - 12h40
(atualizado às 12h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) emitiu nesta sexta-feira um comunicado aos moradores e comerciantes do entorno do viaduto Batalha dos Guararapes, na avenida Dom Pedro I. O documento tem orientações de procedimento para o dia 14 de setembro, domingo, data em que alça norte da estrutura será demolida.

<p><span style="font-family: Arial, sans-serif;">Entulho do viaduto Batalha dos Guararapes</span></p>
Entulho do viaduto Batalha dos Guararapes
Foto: André Brant / Hoje em Dia / Futura Press

A Comdec solicita que todos os imóveis localizados na área de segurança sejam esvaziados até no máximo uma hora antes da implosão. A Defesa Civil solicita ainda que os moradores e comerciantes façam a verificação de alguns itens, como o fechamento do registro de gás, desligamento da chave geral de energia, retirada de carros e outros veículos das ruas e também de animais de estimação.

A implosão da alça norte do viaduto foi autorizada pela Justiça no último dia 2, após audiência de conciliação entre moradores, Ministério Público, Prefeitura de Belo Horizonte e a Construtora Cowan. A estrutura corre o risco de desabar por problemas de falhas na execução do projeto, já apontadas pela perícia da Polícia Civil, que constatou o uso de apenas um décimo do aço necessário nas colunas de sustentação, o que teria causado a queda da alça sul do viaduto, no último dia 3 de julho, causando a morte de duas pessoas e ferimentos em outras 23. A Polícia Civil ainda apura as responsabilidades da Cowan, da PBH e da Consol, empresa que fez o projeto de engenharia da obra.

No dia 13, sábado, véspera da implosão, os moradores que quiserem poderão se hospedar em hotéis que serão pagos pela Construtora Cowan. A volta para casa só será autorizada após liberação da via e vistoria dos imóveis. A Defesa Civil Municipal informou que assistentes sociais estarão à disposição da população para prestar esclarecimentos e orientações.

A partir das 8h do dia 14, sons de sirenes serão emitidos na área de 15 em 15 minutos até a implosão, marcada para às 9h, que deverá durar poucos segundos. Em seguida começará a remoção dos escombros, que  será feita em até uma semana. O trânsito na avenida Pedro I deverá ser liberado totalmente no dia 21. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade