PUBLICIDADE

Cidades

Manancial de Cantareira opera próximo do limite em SP

11 jan 2010 - 16h38
(atualizado às 17h19)
Compartilhar

O sistema Cantareira, o maior e mais importante manancial deágua de São Paulo que abastece a região metropolitana, opera próximo de seu limite de segurança e pode transbordar, atingindo a população riberinha. Dados divulgados nesta segunda-feira pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o sistema opera com 97,5% de sua capacidade de armazenamento.

As chuvas, na área do sistema, já somam, até o décimo primeiro dia de janeiro, 149,6 mm, 58% da média histórica para o mês, que é de 255,9 mm. Das quatro represas que compõem o sistema, Jaguari, Atibainha, Paiva Castroe Cachoeira, três (Paiva Castro, Cachoeira e  Atibainha) operavam, naúltima quinta-feira, com até 80 cm acima do nível de segurança.

Na última quarta-feira, a prefeitura do município de Atibaia (SP) responsabilizou a abertura das represas do sistema Cantareira, administradas pela Sabesp, pela enchente do Rio Atibaia que prejudicou mais de 300 famílias da cidade. O excesso de chuvas também foi apontado pela prefeitura como causa das inundações.

A Sabesp afirmou que não havia colaborado com a enchente mas, sim, com a contenção das águas. Segundo a empresa, as represas retêm parte da vazão do rio e liberam a água aos poucos, ajudando no controle do volume de água transportado pelo rio.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade