PUBLICIDADE

Cidades

Mais de 40 mil peixes morrem de choque em barragem no Piauí

1 mai 2014 - 23h26
(atualizado às 23h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Criadores de peixes do município de São Julião, interior do Piauí, amargam prejuízos ao se depararem neste feriado do Dia do Trabalho com a morte de mais de 40 mil tilápias. Os tanques com os criatórios sofreram mudança de temperatura e os animais teriam morrido de choque térmico. O presidente da Associação de Piscicultura da Barragem Piaus, Pedro de Sousa Gomes, informou que o prejuízo chega a mais de R$ 150 mil.

Pedro Gomes conta que o município, localizado a 382 km de Teresina, capital do Piauí, sofreu mudanças bruscas de temperatura nos últimos três dias.  

“O tempo ficou nublado com muita ventania e a temperatura baixou na faixa de 20 °C a 24 °C, esse tempo é baixo para a tilápia que precisa de temperatura de 28 °C a 30 °C”, explicou o piscicultor.

A Associação existe há dois anos e tem 20 associados que aproveitam os 104 milhões de metros cúbicos de água de uma das maiores barragens do Piauí para a criação dos peixes. A piscicultura é uma das principais renda do município. Os peixes seriam vendidos na cidade de São Julião e municípios vizinhos.

“A notícia abalou a todos já que foram meses de trabalho e muito dinheiro investido nesse projeto”, disse Pedro Gomes.

Ele informou que durante todo o feriado os piscicultores retiraram os peixes mortos dos tanques com ajuda de um trator cedido pela prefeitura da cidade. O presidente disse que os peixes foram enterrados em uma vala para evitar contaminação.

“Vamos amanhã fazer a limpeza dos reservatórios e ver o que poderemos fazer”, disse o presidente. Os associados irão buscar ajuda dos governos estadual e federal para novas criações de tilápias.    

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade