PUBLICIDADE

Mais 9 municípios devem decretar emergência por chuva em MS

10 mar 2011 - 14h57
(atualizado às 17h52)
Compartilhar

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, informou, nesta quinta-feira, que mais nove municípios do Mato Grosso do Sul devem decretar estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o Estado nos últimos dias. O volume de água, o maior desde 1990, segundo a Defesa Civil, provocou enchentes de rios, destruiu pontes e afetou a lavoura das áreas rurais dos municípios.

Segundo Ociel Ortiz Elias, o número de pessoas desabrigadas (perderam a casa), desalojadas (casa abandonada por causa da chuva) ou isoladas (por causa das cheias dos rios) já passa de 67 mil.

Além dos nove municípios - Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Bandeirantes, Paranaíba, Dourados, Rio Brilhante, Sidrolândia, Maracaju e São Gabriel do Oeste -, já estavam em situação de emergência as cidades de Aquidauana (com 10,7 mil pessoas afetadas), Anastácio (4,1 mil pessoas), Dois Irmãos do Buriti (1,8 mil pessoas), Coxim (7 mil pessoas) e Miranda (75 pessoas). Essas cidades foram afetadas pelas enchentes dos rios Aquidauana, Taquari e Miranda que, em média, subiram 7,4 m alagando parte das cidades.

Ainda não foi contabilizado o valor total dos prejuízos causados pela destruição de casas, estradas e pontes e pelo alagamento de diversas lavouras do Estado devido às chuvas dos últimos dias.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, a chuva deu trégua nesta quinta-feira. No entanto, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) prevê para amanhã nuvens e pancadas de chuva no norte do Mato Grosso do Sul, região mais afetada pelas enchentes.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade