PUBLICIDADE

Loja que explodiu estava com alvará cassado, diz prefeitura

24 set 2009 - 15h18
(atualizado às 18h37)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de Santo André

A prefeitura de Santo André informou que a casa de fogos de artifício que explodiu nesta quinta-feira estava com o alvará de funcionamento cassado. Além disso, há indícios de que o estabelecimento atuava também na fabricação de fogos de artifício. Mais cedo, a prefeitura havia informado que o alvará do local estava em ordem.

Explosão deixa vítimas fatais na Grande São Paulo:

O delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos, afirmou que havia um número muito grande de varetas no local, que são normalmente usadas na fabricação deste tipo de artefato. "É por isso que a polícia acredita que havia a fabricação de fogos de artifício lá", explicou.

O comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Luiz Navarro, afirmou também que havia "muito material" usado como matéria-prima para fabricação de bombas".

O proprietário da loja, Sandro Luiz Castellani, foi notificado pela prefeitura no dia 7 de maio de que o alvará venceria no dia 16 de junho e que ele precisava providenciar um novo auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

No dia 14 de setembro, como o auto não tivesse sido apresentado, o alvará foi negado e Castellani foi informado que o estabelecimento não poderia mais funcionar no dia 16, de acordo com nota divulgada pela prefeitura.

O aposentado Luiz de Oliveira, 70 anos, afirmou que os moradores da rua não tinham ideia do "poder de fogo do material que o dono da loja guardava no estoque". Ele disse ainda que não acredita em fabricação de fogos no local.

A explosão causou um incêndio de grandes proporções na rua Américo Guazelli, na altura do número 200, por volta das 12h30. Pelo menos duas pessoas morreram e outras seis ficaram gravemente feridas, segundo os Bombeiros. Mais uma pessoa está desaparecida. As vítimas ainda não foram identificadas. A Defesa Civil ainda não contabilizou o número de casas que serão interditadas.

A rua, sem saída, foi interditada para o trabalho dos Bombeiros. Segundo o empresário Rodrigo Duarte, dono da empresa de transportes Roduart, que ficava atrás do local do incêndio, a casa de fogos desabou completamente e os bombeiros buscam por mais vítimas nos escombros. As vítimas foram levadas para o Centro Hospitalar da cidade, onde estão sendo concentrados os atendimentos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade