PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lixão de Gramacho é fechado oficialmente no Rio de Janeiro

3 jun 2012 - 12h50
(atualizado às 14h59)
Compartilhar

Cirilo Júnior
Direto do Rio de Janeiro

O aterro sanitário de Gramacho foi oficialmente fechado neste domingo, em cerimônia com clima de festa, no local, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Gramacho era o destino da maior parte do lixo recolhido na cidade do Rio de Janeiro.

Presente à cerimônia, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o local será um exemplo de recuperação de passivo ambiental. "Gramacho será uma referência em termos de desenvolvimento sustentável, e servirá de referência para outros lixões do País", declarou.

Ao lado de parte dos catadores que ali trabalhavam, o prefeito do Rio, Eduardo Paes ressaltou que a questão do tratamento do lixo no Rio será dividida entre antes e depois de Gramacho. "O Rio não vai mais admitir violências como a que foi feita aqui", observou.

O lixão de Gramacho funcionava há 34 anos, e abrigava cerca de 1.600 trabalhadores. A prefeitura do Rio anunciou que os catadores terão indenização de pelo menos R$ 14 mil pelo fim das atividades no local.

Outra ação para tentar compensar o fechamento do lixão para quem dependia dele é a abertura de cursos profissionalizantes. Muitos trabalhadores já estão aprendendo um novo ofício, em um programa em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa).

Situado às margens da Baía de Guanabara, o lixão recebia material descartado de Duque de Caxias e, especialmente, Rio de Janeiro, do qual 80% do lixo oriundo era enviado para lá. O lixo que era levado para Gramacho será levado para a chamada Central de Tratamento de Resíduos (CTR), situada em Seropédica, na região metropolitana do Rio.

A área degradada ainda levará anos para ser recuperada. Ali, será instalada uma Usina de Biogás, que vai transformar o metano oriundo da decomposição do lixo em gás. Esse material será destinado à Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), para a produção de energia.

O aterro sanitário de Gramacho foi oficialmente fechado neste domingo, em cerimônia com clima de festa, no local, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense
O aterro sanitário de Gramacho foi oficialmente fechado neste domingo, em cerimônia com clima de festa, no local, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade