PUBLICIDADE

Linhas de instabilidade causaram chuvas no Rio e SP

16 nov 2009 - 05h11
(atualizado às 05h20)
Compartilhar

Os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro foram atingidos por fortes chuvas na noite desse domingo. A capital paulista ficou em estado de atenção e no Rio, três pessoas morreram durante um deslizamento de terra na rodovia Rio-Teresópolis. A chuva foi provocada por duas linhas de instabilidade que perdem força, segundo informações da agência meteorológica Climatempo.

As duas linhas já se dirigiam para outros lugares, no entanto, já no começo de madrugada, as mesmas já haviam perdido força, segundo afirma o meteorologista da Climatempo Paulo Matsuo. "Uma delas se dirige para o norte do Rio e a outra para a fronteira norte paulista", disse Matsuo.

A chuva atingiu também a capital fluminense, na madrugada deixando ruas alagadas na zona norte e sul. Vários bairros estão sem luz em Teresópolis e no Rio de Janeiro.

Já no interior paulista, segundo informações da Defesa civil do Estado de São Paulo, foi feito um monitoramento ada siruação de cidades afetadas pela chuva, mas sem maiores incidentes.

Previsão
Nesta segunda-feira, uma frente fria deixa o céu nublado e provoca chuva a qualquer hora no centro-sul, no oeste e no leste paulista, no sul de Minas e no centro e na capital do Rio. O sol brilha forte e o tempo fica firme no norte do Espírito Santo e no norte e no nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, o sol aparece, mas as nuvens aumentam ao longo do dia e ocorrem pancadas isoladas de chuva.

No sul do País, uma frente fria deixa o céu nublado e provoca chuva a qualquer hora no Paraná, em Santa Catarina e no norte e no nordeste gaúcho. Nas outras regiões do Rio Grande do Sul, o tempo fica firme e não há previsão de chuva, o sol brilha forte entre poucas nuvens.

No Norte, o ar mais seco deixa o tempo firme no Amapá, em Roraima e no noroeste do Pará. O sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva no decorrer do dia em Rondônia, no Acre e no sudoeste do Amazonas. Nas demais áreas do Norte, o sol brilha forte, mas o tempo abafado favorece a formação de nuvens que provocam pancadas isoladas de chuva a partir do meio da tarde.

No Nordeste, o sol brilha forte e o tempo fica firme em grande parte da Região Nordeste. No sul e no centro-oeste do Maranhão e no centro-sul do Piauí, faz calor e chove de forma passageira. Uma massa de ar mais seco atua sobre as demais áreas, o sol aparece com força e não chove.

Em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, no centro, no sudoeste e no oeste de Mato Grosso, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece com força e ocorrem pancadas isoladas de chuva a partir do meio da tarde.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade