PUBLICIDADE

Justiça concede liminar que impede paralisação do Metrô de SP nesta 5ª

Decisão do TRT obriga funcionários a garantir 100% do efetivo nos horários de pico e 70% nos demais horários

10 jul 2013 - 18h35
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo de São Paulo garantiu na Justiça uma decisão liminar que impede a paralisação de funcionários do Metrô da capital paulista nos horários de pico nesta quinta-feira, quando estão agendadas diversas manifestações das centrais sindicais brasileiras. Na semana passada, o Sindicato dos Metroviários decidiu aderir à greve geral prevista para ocorrer a partir da meia-noite desta quinta, o que levou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a expedir a liminar para garantir o serviço nos horários de maior movimento.

De acordo com a decisão, os funcionários são obrigados a garantir 100% do efetivo das 6h às 9h e das 16h às 19h, e 70% nos demais horários. A liminar foi concedida com a fundamentação de que "a motivação da greve não se trata de mora salarial, nem descumprimento de quaisquer obrigações contratuais", garantindo o funcionamento da operação comercial do Metrô para evitar prejuízos aos usuários e à população de São Paulo.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/greve-geral/">Greve Geral</a>

"A companhia reitera que a decisão de greve não possui amparo jurídico nas relações trabalhistas entre o Metrô e o Sindicato dos Metroviários. As negociações coletivas foram encerradas com sucesso, trazendo avanços significativos para a categoria metroviária e sem prejuízos à população", diz o governo, em nota.

"O Metrô espera que os empregados tenham o bom senso e a responsabilidade de comparecer ao seu posto de trabalho no dia 11/7, pois não há justificativa para a paralisação do sistema metroviário, que não deve ser utilizado para manifestações políticas", conclui o texto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade