PUBLICIDADE

Inverno começa nesta 6ª com previsão de mais calor que o normal

23 jul 2013 - 13h00
(atualizado em 21/6/2013 às 07h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Pedestre enfrenta forte frio no primeiro dia do inverno na manhã desta sexta-feira na avenida Vital Brasil, em São Paulo, próximo à estação Butantã do Metrô
Pedestre enfrenta forte frio no primeiro dia do inverno na manhã desta sexta-feira na avenida Vital Brasil, em São Paulo, próximo à estação Butantã do Metrô
Foto: Gabriela Biló / Futura Press

Começou nesta sexta-feira, às 2h04 (horário de Brasília), o inverno de 2013 em todo o Hemisfério Sul. Segundo a Climatempo, a estação é, na teoria, a mais seca e fria em quase todo o Brasil, com exceção do leste nordestino, que tem neste período parte de sua época mais úmida.

Saiba como se calcula a sensação térmica

As primeiras massas polares já chegaram fortes ao Sul, a parte do Sudeste, do Centro-Oeste e no sul da região Norte. As condições descritas acima são médias e o que acontece realmente pode ter variações, de acordo com as condições oceânicas predominantes.

O Brasil não vivencia a ocorrência nem do El Niño, nem da La Niña. Pequenas variações nos campos oceânicos do Pacífico e do Atlântico podem modificar o comportamento médio citado acima e termos curtos períodos mais úmidos e frios, como já foi vivenciado no outono.

De forma geral, haverá um pouco mais de frio em julho, mas agosto e principalmente setembro devem ser mais quentes do que a média, em grande parte do Brasil. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul do Paraná devem ter mais frio, mas sem risco de grandes e intensas geadas. A situação deve ser similar ao ano passado.

A estação acabará no dia 22 de setembro, exatamente às 17h44min, horário de Brasília. “Em resumo, devemos ter um inverno ameno, com um pouco mais de frio no Sul (mesmo assim sem grandes eventos longos ou extremos). De forma geral a chuva será irregular e teremos mais calor do que o normal. Devemos ter vários registros de baixíssima umidade no Brasil Central e proliferação das queimadas a partir de agosto”, conclui Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade