PUBLICIDADE

Internautas lamentam incêndio em cartão-postal de Porto Alegre

O prédio histórico do Mercado Público de Porto Alegre foi tomado pelas chamas na noite deste sábado

6 jul 2013 - 23h58
(atualizado em 7/7/2013 às 00h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Detalhe de sala consumida pelo fogo no segundo andar do Mercado Público</p>
Detalhe de sala consumida pelo fogo no segundo andar do Mercado Público
Foto: Felipe Schroeder Franke / Terra

O incêndio no Mercado Público de Porto Alegre (RS) entrou para o Trending Topics como o   assunto mais comentado pelos usuários do Twitter na noite deste sábado. Internautas usaram as redes sociais para lamentar o fogo que destruiu pelo menos a metade do prédio centenário, localizado na região central da capital. Alguns também utilizaram a internet para criticar a atuação do Corpo de Bombeiros e cobrar mais investimento em segurança.

"Que tristeza. Parte da história de POA queima junto hoje. O Mercado Público é o coração do nosso centro histórico. Vamos reconstruir!", escreveu o internauta Diego Noqueira. "Tenso demais, MERCADO PÚBLICO de POA tomado pelo fogo, velho, não da pra acreditar nisso... Uns dos Maiores patrimônios históricos do RS", postou Vitor Feltes no Twitter.

Alguns internautas ainda lembraram a tragédia na boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, para criticar as autoridades sobre a falta de investimento em segurança.  "Só digo uma coisa: está provado que TODAS as tristes lições de Santa Maria NÃO serviram pra nada. Os governos agem com a mesma demagogia de sempre. Um discurso vazio aqui, UM ÚNICO CULPADO ali e o sistema continua se retroalimentando de incompetências e incompetentes", escreveu Giancarlo Moraes ao postar uma foto do Mercado Público feita na tarde deste sábado.

"Meu, chega de incêndios aqui no RS :( pelo menos no mercado público não teve vítimas.", publicou no Twitter a usuária Laura. "Lastimável ver a destruição do Mercado Público de Porto Alegre, até então, um dos cartões postais do RS” lamentou outro usuário .

O incêndio de grandes proporções começou por volta das 20h30 e foi controlado após as 22h. Segundo o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, pelo menos metade da estrutura foi consumida pelas chamas. "Não temos vítimas, isso tranquiliza do ponto de vista humano. Mas é um patrimônio histórico, cultural e turístico da cidade, dá uma dor no coração. Não imaginei assitir a um espetáculo tão triste", lamentou Fortunati.

O fogo teria começado no andar superior do prédio e se alastrado rapidamente para o segundo andar. Em poucos minutos, o histórico edifício parecia totalmente condenado, tamanha era a força das labaredas. Em frente ao Mercado Público, as pessoas estavam perplexas e revoltadas com a ação do Corpo de Bombeiros, que teriam equipe reduzida e poucos equipamentos para controlar um incêndio de grandes proporções.

Mercado Público

Um dos principais cartões postais de Porto Alegre, o Mercado Público já registrou outros três incêndios em seus 140 anos de história: em 1912, 1972 e 1979, este último no ano em que foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Na década de 1990 o prédio passou por uma restauração em toda a estrutura, que durou sete anos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade