PUBLICIDADE

Início de Copa tem movimento abaixo do normal em aeroportos

13 jun 2014 - 20h04
(atualizado às 20h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Nos dois primeiros dias de Copa do Mundo, o movimento de passageiros ficou abaixo do normal nos principais aeroportos do país, pelos quais passaram 434,4 mil pessoas e 3.686 aeronaves. O número está abaixo da média esperada para esta época do ano, de cerca de 500 mil passageiros por dia. O índice de pontualidade dos aeroportos das cidades que sediaram jogos foi similar ou maior que a média internacional.

Foram considerados para a análise os 20 aeroportos que atendem a 90% do movimento de passageiros do país. Os dois aeroportos de São Paulo, cidade que sediou a abertura da Copa, tiveram movimento normal de chegadas, ontem, e de saídas, hoje. Nas 36 horas corridas, de 0h de ontem às 12h de hoje, o aeroporto de Guarulhos teve 534 chegadas programadas - com 10,8% de voos atrasados e nenhum cancelamento - e 512 partidas - com 9,5% de atrasos e nenhum cancelamento.

O aeroporto de Congonhas teve 252 chegadas programadas, com nenhum atraso e 22,92% de voos cancelados no mesmo período. Outros 293 voos partiram de Congonhas, com 3% de atrasos e 27,65% de cancelamentos; e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, teve 216 chegadas previstas, com 4,2% de voos atrasados e igual índice de voos cancelados, além de 212 partidas, com 4,25% de atrasos e 6,6% de cancelamentos.

Os dados são da Secretaria de Aviação Civil, da Infraero e da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos. O índice é melhor que o padrão internacional, que considera satisfatórios índices de pontualidade até 85%, e conta como atraso o tempo adicional de chegada ou partida superior a meia hora. Os cancelamentos frequentemente ocorrem de forma programada, por rearranjos da malha aérea, e não significam que os passageiros deixaram de viajar.

O Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães registrou movimento muito acima do normal na manhã de hoje, devido à chegada de voos fretados com turistas para o jogo entre Espanha e Holanda, na tarde de hoje. Houve espera de aeronaves para vaga em pátios. De 0h de quinta-feira as 12h de hoje, houve 204 chegadas no aeroporto, com índice de atrasos de 12,75% e 6,4% de cancelamentos; e 211 partidas, com 12,8% de atrasos e 11,37% de cancelamentos. Ontem, 31 mil pessoas passaram pelo aeroporto de Salvador.

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, teve operação normal ontem e hoje, mas registrou problema no terminal de passageiros: um grupo de cerca de 50 chilenos passou a noite na Fun Zone, o que sobrecarregou os banheiros da nova ala do terminal. Cuiabá teve 94 chegadas entre 0h de quinta-feira e 12h de hoje, com 14,9% de atrasos e 3,2% de cancelamentos; 97 voos saíram no mesmo período, com 13,4% de atrasos e 6,19% de cancelamentos. Na noite de hoje tem o jogo entre Chile e Austrália, em Cuiabá.

Em Natal, a chuva forte que caiu a partir das 9h de hoje tornou a operação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante mais lenta. Da 0h até as 15h de hoje, não houve voos cancelados. O índice de atrasos foi 12,3% para chegadas e partidas. Natal sediou o jogo entre México e Camarões no início da tarde de hoje.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade