PUBLICIDADE

Cidades

Índios dizem ter ocupado mais de 200 fazendas em área de conflito na BA

4 set 2013 - 16h03
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 200 fazendas já foram ocupadas por índios tupinambás, numa área de 47,3 mil hectares que eles dizem ser indígena, situada entre os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, no sul da Bahia. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo cacique Val Tupinambá. Os índios querem a publicação da portaria declaratória, por parte do Ministério da Justiça, da demarcação feita em 2007 pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

A Polícia Federal (PF) em Ilhéus informou que diversos fazendeiros da região estão na sede da delegacia nesta quarta-feira para prestar queixa das invasões, que os índios chamam de "retomada".

A PF investiga também a autoria da morte do índio Edmilson, encontrado baleado por oito tiros na manhã de terça numa área de retomada entre as comunidades Vila Brasil e Santana, em Una. Lideranças indígenas informaram que o corpo do índio, de 30 anos, será levado nesta quarta para Porto Seguro. Não foi confirmado se ele pertence à etnia tupinambá ou pataxó, do extremo sul baiano.

Outra investigação da PF é sobre quem deu o tiro que atingiu o funcionário de uma fazenda, na segunda, durante uma ocupação indígena na Fazenda São Pedro, em Ilhéus. Adailton Carmo dos Santos, 55 anos, foi baleado nas costas por uma bala de espingarda e está internado no Hospital de Base, em Itabuna, sem risco de morrer, mas com a possibilidade de ficar paraplégico.

O Terra tentou falar com o chefe da Funai em Ilhéus, Miguel Pereira Silva, nesta quarta-feira, mas uma funcionária do órgão informou que ele estava em diligência com a PF na área de conflito entre índios e fazendeiros.

Os conflitos entre tupinambás e fazendeiros, que vêm ocorrendo há um mês na região, já deixaram também oito casas e quatro carros incendiados e prédios públicos e privados depredados e saqueados. Pelo menos 13 pessoas envolvidas nos atos de vandalismo foram presas.

O presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Ilhéus, Una e Buerarema, Luiz Henrique Uaquim da Silva, disse que os fazendeiros querem a anulação da demarcação feita em 2007. Na área reivindicada pelos índios há cerca de 600 propriedades.

"Nos reunimos com o governador Jaques Wagner esta semana e ele prometeu levar nossa demanda ao Ministério da Justiça. Essa demarcação da Funai é fraudulenta", declarou, minimizando a quantidade de fazendas ocupadas pelos índios: "pelo que sei, são umas 60 invasões".

Segundo ele, por causa das invasões, ao menos 150 famílias estão desabrigadas. Cerca de 100 pessoas estão acampadas há três semanas na praça em frente a prefeitura de Buerarema, em busca de solução.

O clima está tenso na região, sobretudo em Buerarema, onde a Força Nacional de Segurança e a PF têm intensificado as rondas, principalmente na zona rural, junto com as polícias Militar e Civil, que estão com as equipes reforçadas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade