PUBLICIDADE

Incra entrega título de reconhecimento a quilombo no RJ

Moradores esperam, em breve, poder retomar as atividades culturais

23 set 2014 - 17h34
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de 50 anos os moradores do quilombo da rua Sacopã, na Fonte da Saudade, zona sul do Rio, ganharam do Governo Federal o título de reconhecimento provisório do terreno de cerca de 18 mil metros quadrados em uma das regiões mais nobres da cidade. Atualmente 28 pessoas de nove famílias vivem no local. O reconhecimento é o primeiro passo antes da posse definitiva da terra, que não pode ser vendida ou penhorada de forma alguma.

Apesar de ser direito dos moradores do antigo quilombo a posse da terra, de acordo com a Constituição de 88, o processo quase sempre é lento. A entrega do títulos foi feita pelo diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Richard Torsiano. Ainda este mês o local vai receber sua delimitação através da Portaria do Reconhecimento, já que o quilombo foi reconhecido recentemente pela Câmara de Vereadores do Rio, como área de interessa cultural.

Com o reconhecimento, os moradores esperam retomar em breve as ações culturais, como o Samba da Sacopã, que está proibido por decisão judicial, mas que já reuniu gente importante da música brasileira como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e dona Ivone Lara.

Além do quilombo da Sacopã, o Incra reconheceu essa semana o quilombo da comunidade do Cruzeirinho, em Natividade, na região Noroeste do Estado. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade