PUBLICIDADE

Idosa morre após ser prensada por elevador na OAB de Bauru

24 set 2015 - 07h38
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Um acidente com um elevador no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Bauru, no interior de São Paulo, causou a morte de uma idosa de 85 anos nessa quarta-feira. A aposentada Maria da Silva e a neta dela, Priscila da Silva Lima, de 34 anos, ambas moradoras no Parque Real, tinham ido à instituição buscar auxílio jurídico.

Prédio da OAB de Bauru
Prédio da OAB de Bauru
Foto: Talita Zaparolli/Especial para Terra

Segundo o boletim de ocorrência, elas estavam no térreo quando acionaram o elevador, que não tem fosso. Mesmo não estando no andar, por motivos ainda a serem apurados, a porta abriu e ambas entraram antes da cabine chegar. Em seguida a porta travou sem que as vítimas conseguissem se esquivar da aproximação do elevador que estava descendo.

“Como elas já tinham chamado o elevador ele começou a descer. Ele tem um sensor, então ele para numa determinada altura”, explica a diretora da OAB, Márcia Negrisoli. Segundo ela, o elevador só parou a pouco menos de um metro do chão. “Como a senhora já tem uma certa idade, ela não teve a mobilidade para deitar e se machucou”, conta.

“Até que o dispositivo de segurança fosse acionado, ele foi prensando as vítimas. Com os pedidos de socorro nossos funcionários retiraram elas do local e prestaram os primeiros socorros ao mesmo tempo em que o Samu [Serviço Móvel de Atendimento de Urgência] era acionado”, detalha o presidente da OAB, Alessandro Biem.  

As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Pronto Socorro Central. A Polícia Militar também foi chamada. A idosa não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois. Já a neta, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, teve contusão nas duas pernas e precisou usar talas, além de escoriações. Ela foi liberada ainda na quarta-feira. 

Negrisoli afirma que a instituição tem prestado toda a assistência necessária à família. O prédio da subseção local da OAB, que fica na avenida Nações Unidas, na Vila Universitária, foi reformado recentemente e reinaugurado no dia 10 de setembro.

Elevador não tem posso e é transparente com porta de vidro
Elevador não tem posso e é transparente com porta de vidro
Foto: Talita Zaparolli/Especial para Terra

“O prédio foi reformado e o elevador foi instalado recentemente, então não era para dar nenhum tipo de problema. Estamos muito abalados. A OAB já requisitou uma perícia e nós queremos apurar se foi falha do elevador, o que aconteceu, para apurar as responsabilidades e deixar tudo esclarecido”, informou a diretora.

O boletim de ocorrência foi registrado pelo delegado plantonista, Roberto Cabral Medeiros, como homicídio culposo em relação a idosa; e lesão corporal culposa, em relação a neta. O caso segue sob investigação.

“Os exames de necropsia e da perícia irão apontar a causa da morte, se decorreu do acidente ou se a mulher já possuía algum tipo de problema. De qualquer forma, estamos prestando todo o auxílio possível e lamentamos muito o incidente”, concluiu o diretor.

O corpo da idosa é velado na Paróquia São Pedro, no Parque Real, e o sepultamento será nesta quinta-feira no cemitério dos Ypês. 

Onça é flagrada em frente a hotel nas Cataratas do Iguaçu:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade