PUBLICIDADE

Ibitinga: restauro de fonte de quase 100 anos gera polêmica

Internautas criticaram e fizeram piadas da restauração conduzida pelo poder público

22 jul 2015 - 17h43
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A foto da versão "revitalizada" de uma fonte de 1917 que fica na Praça Rui Barbosa, em Ibitinga, no interior de São Paulo, está dando o que falar nas redes sociais. A Prefeitura da cidade postou em sua página na internet e no Facebook a imagem do chafariz antes e depois da reforma, exaltando o próprio trabalho. 

"A Administração Pública Municipal está dando andamento aos trabalhos de revitalização na 'Praça Rui Barbosa'. O chafariz está quase pronto, em fase de teste. Sua instalação data do ano de 1.917. Os problemas nos encanamentos impediam o funcionamento da fonte e foi solucionado com reforma total da parte hidráulica. A parte elétrica também será substituída. Em breve o chafariz da 'Praça Rui Barbosa' estará em pleno funcionamento", escreveu a prefeitura na rede social.

#IBITINGA #PRACA #RUIBARBOSA #CHAFARIZA Administração Pública Municipal está dando andamento aos trabalhos de...

Posted by Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga on Terça, 21 de julho de 2015

Acontece que nem todos ficaram contentes com o resultado da reforma. Pelo contrário, muitos ficaram indignados e não se furtaram a condenar a obra da prefeitura e até a criar memes com o chafariz revitalizado. 

'Me desculpe, mas isto não é revitalização!!!. Para mim, este 'colorir' é destruição do patrimônio. Um desrespeito à história da cidade (...) Restaurar é resgatar os traços da obra, não tem nada a ver com este borrão colorido", escreveu uma usuária do Facebook.

"Por Deus, isso é crime contra o patrimônio" consultem pessoas da área antes de gastar dinheiro público transformando um bem cultural em um carro alegórico. (...) Lamentável. Chocante. Terrível", comentou outro intenauta.

Um perfil no Facebook que seria da secretária de Educação do município, Branca Vergaças, foi um dos poucos que elogiaram a obra de restauração. "Lindíssimo agora sim nunca vi tão bonito valeu Prefeito só um verdadeiro Ibitiguense poderia ter restaurado com todo carinho Parabéns a Administração Transparente".

Foto: Facebook / Reprodução

Mas os internautas não aliviaram as condenações.

Foto: Facebook / Reprodução

Teve gente que comparou a obra com a restauração do afresco de Jesus, feita por Cecília Giménez, que ficou conhecida em 2012. Nesse suposto restauro, Cecília acabou destruindo a peça do século 19, de autoria de Elias Martinez, pintada em uma das paredes do Santuário de Misericórdia de Borja, na Espanha.

Foto: Facebook / Reprodução

E houve quem incluísse na foto do chafariz restaurado desenhos da personagem de desenho animado Peppa Pig, balões da Disney e até mesmo uma imagem do cantor da banda Charlie Brown Jr, que usa a fonte como pista de skate. 

Foto: Facebook / Reprodução

Em nota à imprensa e no próprio Facebook, a prefeitura voltou a declarar que a praça revitalizada estava em "péssimo estado de conservação" e exaltou os reparos realizados, não apenas no chafariz, mas em toda a praça, "construindo novos sanitários, promovendo o plantio de mudas e recuperando a pintura de todas as construções ali existentes, atendendo aos anseios da população".

A nota diz ainda que a parte central do chafariz, onde estão os leões, "não teve a estrutura alterada, foi limpada e repintada, sendo preservada integralmente", e que o local não é tombado como patrimônio histórico.

Quanto aos comentários negativos recebidos nas redes sociais, a prefeitura de Ibitinga declarou que "vivemos em um estado democrático, onde é livre a manifestação de pensamento e ficamos felizes por receber opiniões diversas, umas com fundamentos, outras com total desconhecimento dos serviços realizados". Por fim, a nota destaca que a maioria dos comentários negativos são de pessoas que não moram em Ibitinga.

#IBITINGA #ESCLARECIMENTO #PRACA A ‘Praça Rui Barbosa’, localizada na área central da cidade estava em péssimo estado...

Posted by Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga on Quarta, 22 de julho de 2015
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade