PUBLICIDADE

Cidades

Ibama apreende 4 ursos alvos de maus tratos em circo no PA

4 ago 2011 - 15h23
(atualizado às 15h24)
Compartilhar

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu quatro ursos siberianos em um circo em Quatipuru (177 km de Belém), no começo desta semana. Segundo a entidade, os animais tinham licença para entrar na Argentina, não no Brasil. Além disso, essa licença não estava em nome do proprietário. Por causa disso, o dono da atração foi multado em R$ 5,2 mil - pela falta da documentação e por maus tratos.

Ursos siberianos estavam em um circo em Quatipuru (PA)
Ursos siberianos estavam em um circo em Quatipuru (PA)
Foto: Ibama / Divulgação

De acordo com o Ibama, as três fêmeas e o macho vieram da Rússia e têm cerca de 18 anos, seis dos quais vividos em cativeiro. Por causa disso, todos apresentavam vícios de comportamento inerentes à vida não selvagem, como balançar e dançar, e maus hábitos alimentares, como ingerir balas, pães e comidas inadequadas. Uma das fêmeas estava cega de um olho e com dificuldade de enxergar do outro. Ainda segundo o órgão fiscalizador, as garras dos animais eram maiores do que o normal porque não havia como desgastá-las.

Os quatro ursos eram monitorados pelo órgão havia um ano, mas não puderam ser apreendidos antes, segundo a entidade, por falta de local para destiná-los e logística de transporte. Após a apreensão, duas fêmeas e um macho foram levados para Teresina e outra fêmea chega nesta quinta-feira em Canindé (CE), onde irá parear com um macho abrigado no município.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade