PUBLICIDADE

Cidades

Horário de verão altera funcionamento do transporte em SP

15 out 2010 - 22h43
(atualizado às 22h53)
Compartilhar

Um esquema especial de operação de trens, Metrô e ônibus está preparado para funcionar em São Paulo à meia-noite do próximo domingo, dia 17, quando começa o horário de verão em diversos Estados do Brasil. Como os relógios serão adiantados em uma hora a partir desta data, a circulação de trens do Metrô e CPTM será feita normalmente até as 2h da manhã de domingo, o equivalente à 1h do horário antigo, quando habitualmente se encerra a operação comercial das duas empresas.

Os relógios de ambas as empresas somente serão alterados após o encerramento do expediente. A circulação dos trens será retomada no domingo, às 4h na CPTM, e às 4h40 no Metrô, já no novo horário. Para beneficiar os usuários que utilizam a Ciclovia Rio Pinheiros, a CPTM estenderá em uma hora o funcionamento do local a partir de domingo. Com a ampliação, o atendimento será das 5h30 às 19h15. Os ciclistas poderão utilizar a ciclovia neste horário até 20 de fevereiro de 2011, quando termina o horário de verão.

Já as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP na Região Metropolitana de São Paulo operarão normalmente de sábado, dia 16, para domingo, com o mesmo número de viagens previstas. Porém, as partidas programadas para a meia-noite de sábado serão feitas à 1h do domingo, já no horário de verão. O mesmo ocorrerá nas linhas que atendem o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) e sua extensão Diadema - São Paulo (Morumbi).

10 Estados terão que adiantar os relógios

Tem início na primeira hora deste domingo o Horário Brasileiro de Verão. Moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal terão de adiantar os relógios em uma hora à 0h.

Com a medida, o Ministério de Minas e Energia estima reduzir em 5% o consumo de energia elétrica nos horários de pico nos estados participantes. A meta é aproveitar a luz natural e garantir menor demanda no período das 19h às 21h. O horário de verão termina à 0h do dia 20 de fevereiro de 2011. O Horário de Verão é aplicado no Brasil desde 1931, com algumas interrupções.

O Ministério de Minas e Energia diz que "a experiência tem demonstrado que os melhores resultados da aplicação do Horário de Verão ocorrem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste em função de suas características e localização geográfica". Além disso, Sudeste e Sul são regiões economicamente mais desenvolvidas e consomem mais. No Norte e Nordeste, a mudança de horáro ocorre apenas em situações especiais.

Em outros países

Nos Estados Unidos, a medida se aplica a partir do primeiro domingo de abril e segue até o último fim de semana de outubro. Mas os Estados da Federação têm autonomia para definir as regras. Na União Europeia, também é adotado o horário de verão. O período inicia uma hora antes da Hora Universal (Greenwich Mean Time), no último domingo de março, e prossegue até o último domingo de outubro, assim como nos Estados Unidos.

Países que integram a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas), e da América do Sul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile) também fazem a mudança de horário para aproveitar a luminosidade do verão.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade