PUBLICIDADE

Haddad promete mudanças na Guarda Civil Metropolitana

9 jan 2013 - 12h06
(atualizado às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou na manhã desta quarta-feira, na capital paulista, que durante o seu mandato a Guarda Civil Metropolitana (GCM) terá uma mudança de orientação para que adquira um caráter mais próximo do que ele acredita ser o ideal, que é o de uma guarda comunitária. De acordo com ele, isso envolve um diálogo com o comando e com o efetivo para compreender a orientação que o secretário de Segurança Urbana, Roberto Porto, recebeu dele.

<span style="color: rgb(93, 88, 80); font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; line-height: 14px;">A declaração se deu depois das imagens feitas na última sexta-feira, que mostram um grupo de guardas fardados assistindo um integrante da GCM à paisana imobilizar um skatista pelo pescoço e usar spray de pimenta contra o rapaz</span>
A declaração se deu depois das imagens feitas na última sexta-feira, que mostram um grupo de guardas fardados assistindo um integrante da GCM à paisana imobilizar um skatista pelo pescoço e usar spray de pimenta contra o rapaz
Foto: Reprodução

"Tenho muito respeito pela guarda civil. As condutas desviantes têm de receber um tratamento adequado. Não vamos admitir posturas que sejam incompatíveis com o espírito da própria guarda que, no meu mandato, na minha gestão, vai ter um caráter cada vez mais comunitário", disse ele. A declaração se deu depois das imagens feitas na última sexta-feira, que mostram um grupo de guardas fardados assistindo um integrante da GCM à paisana imobilizar um skatista pelo pescoço e usar spray de pimenta contra o rapaz, que filmou a situação.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou repudiar a atitude dos envolvidos e ter afastado os responsáveis pelas agressões. Na tarde desta terça-feira, uma reunião com membros da sociedade civil para discutir o uso da praça Roosevelt, no centro da capital paulista, foi realizada. Um dos direcionamentos do encontro, que deve ocorrer novamente no próximo dia 16, foi criar uma área reservada para a prática de skate, o que se tornou comum no local desde a reinauguração da praça, no fim de setembro do ano passado.

"O subprefeito da Sé, a meu pedido, esteve ontem mesmo na região para reestabelecer o diálogo e fazer as alterações devidas para que a convivência tranquila e pacífica seja regra. Não vejo dificuldade em superar aquela situação do ponto de vista da comunidade. E a guarda está orientada para agir nesses casos com rigor. Não admitir posturas que sejam incompatíveis com ela própria", disse Haddad.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade