PUBLICIDADE

Há risco de mais temporais em MG e no ES nesta 5ª; veja tempo pelo País

26 dez 2013 - 02h28
(atualizado às 10h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O tempo abafado e úmido forma nuvens carregadas em grande parte do País ao longo desta quinta-feira, segundo institutos de meteorologia. No Sudeste, a instabilidade segue ativa e ainda há risco para chuva forte e volumosa em Minas Gerais e no Espírito Santo, Estados em que pelo menos 39 pessoas morreram em decorrência dos últimos temporais.

Confira a previsão do tempo na sua cidade

Saiba como se calcula a sensação térmica

No Espirito Santo, o sol deve aparecer timidamente pela manhã em todo o Estado, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Porém, no período da tarde, as nuvens aumentam e chove de forma volumosa no restante do dia em todo o Estado. Na sexta-feira, o tempo segue fechado e chuvoso na região.

São esperados volumes significativos de chuva e o vento sopra moderadamente entre o litoral Sul e a capital, Vitória. As temperaturas neste período devem variar entre 17°C e 26 °C na Região Serrana e entre 20 °C e 31 °C nas demais regiões.

A quantidade de chuva em diferentes pontos da bacia do Rio Doce inundaram rios e córregos em Minas e no Espirito Santo. Pelo menos quatro cidades continuam inundadas: Governador Valadares (MG), Tumiritinga (MG), Colatina (ES) e Linhares (ES).

Em Colatina, a inundação é catalogada quando o nível de água ultrapassa os 5 metros. O pico das medições nas últimas 24 horas chegou a registrar 8,5 metros. Nesta quinta, às 8h,  o nível computado era de 7 metros.

Já em Linhares a situação continua crítica, já que o nível da água baixou pouco nas últimas horas, atingindo 6 metros. Na região, a faixa de inundação começa em 3,8 metros, aproximadamente.

Foto: Reprodução

Minas Gerais

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), o Estado será castigado pelas chuvas nesta quinta-feira, ficando com o céu nublado e fortes pancadas de chuva, que poderão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais na região norte, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Metropolitana e Zona da Mata. Nas demais regiões mineiras, o dia terá sol entre nuvens e pancadas de chuva isolada. As temperaturas terão ligeira elevação em todo o Estado.

Belo Horizonte e a bacia do Rio Sapucaí terão céu parcialmente nublado, com períodos de nublado e pancadas de chuva. Já a bacia do Rio Doce terá céu parcialmente nublado, com períodos de nublado e pancadas de chuva.

Entre hoje e sábado, serão registradas chuvas fortes em áreas das regiões norte, leste e centro do Estado, onde haverá possibilidade de ter risco de novos alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra, devido aos altos volumes de água já registrados nestas áreas.

A partir de domingo, o tempo permanecerá instável em todo o Estado, porém, as chuvas ocorrerão de forma localizada, com fraca a moderada intensidade.

 Ainda no Sudeste, pancadas de chuva ocorrem também no Rio e São Paulo.

Sul e Centro-Oeste

No Sul, uma forte massa de ar quente deixa a temperatura bastante elevada. Previsão para pancadas de chuva no Paraná e no oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Áreas de instabilidade se formam sobre a região, provocando muito calor. O sol aparece, as nuvens crescem e provocam pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover também de manhã nas fronteiras com a Argentina e Paraguai.

Áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Centro-Oeste. Toda a Região tem sol em grande parte do dia e faz calor. Nuvens carregadas crescem e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte.

Norte e Nordeste

O calor é intenso sobre o Nordeste e o sol aprece forte. As nuvens crescem no decorrer do dia e provocam pancadas de chuva principalmente à tarde à noite. Não chove no Recôncavo e no nordeste a Bahia, em SE, no interior de AL, PE, PB e RN.

Áreas de instabilidade continuam ativas sobre o Norte. Quase todo o AM, AC e RO têm muito sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Chove a qualquer hora no AP, em RR, no norte do AM, PA e no TO. Chove forte na região Norte.

A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Luciano Bergamaschi / Especial para Terra A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade