PUBLICIDADE

Greve paralisa ônibus em Cuiabá e deixa 320 mil sem transporte

Trabalhadores prometem manter metade da frota parada até a próxima sexta-feira

27 mai 2013 - 12h39
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Os 2,5 mil funcionários que integram o transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso, decidiram paralisar totalmente as atividades na manhã desta segunda-feira, deixando 320 mil pessoas sem ônibus. Eles cobram reajuste salarial de 33% e plano de saúde. De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Coletivo, a decisão deve permanecer até a próxima sexta-feira, quando haverá um encontro no Tribunal de Justiça para conciliação. Devido a uma liminar, a frota vai circular com 50% da capacidade.

"A oferta patronal é de 10% de reajuste, um índice até aceitável. Porém, há outras reivindicações, como por exemplo o fato de os cobradores estarem sendo sacados dos ônibus, sobrecarregando os motoristas. Como há uma lei que proíbe compra de passagem com dinheiro, eles estão vendendo cartões nos pontos mais movimentados, fora dos veículos", explicou o diretor do sindicato, Olmir Justino Feo.

De acordo com ele, a adesão foi total na manhã de hoje porque muitos funcionários tiveram receio de trabalhar. "Alguns carros foram quebrados pela população e os trabalhadores ficaram com medo de sofrer agressões", afirmou. Se descumprir a decisão de 50% da frota circulando, o sindicato deverá pagar multa diária de R$ 10 mil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade